
Para avaliar e debater a indústria militar e o estado de prontidão na defesa a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, irá visitar, de 29 de agosto a 1 de setembro, a Letónia, Finlândia, Estónia, Polónia, Lituânia, Bulgária e Roménia. Países que partilham fronteiras com a Rússia ou a Bielorrússia.
No dia 29 de agosto, Ursula von der Leyen tem na agenda, em Riga, um encontro com Evika Salina, Primeira-Ministra da Letónia, e juntas visitarão uma fábrica de drones, que recebeu apoio da União Europeia (UE) através do NextGenerationEU.
Ainda no mesmo dia viaja para Helsínquia onde tem agendada um encontro com Petteri Orpo, Primeiro-Ministro da Finlândia. Os dois participarão num encontro sobre a resposta da Europa à frota paralela da Rússia e às ameaças de guerra no fundo do mar contra infraestruturas submarinas críticas, como cabos de comunicação e energia, e oleodutos. No final do dia Presidente da Comissão Europeia terá um jantar de trabalho com Alexander Stubb, Presidente da Finlândia.
No dia 30 de agosto, a Ursula von der Leyen terá na Estónia um encontro agendado com Kristen Michal, Primeira-Ministra, e terá um encontro com militares das Forças de Defesa da Estónia e da OTAN.
No dia 31 de agosto, a presidente da Comissão Europeia deverá visitar a Polônia, onde tem agendado um encontro com o primeiro-ministro Donald Tusk. Juntos, farão uma visita à fronteira com a Bielorrússia para observar as operações de monitoramento e proteção das fronteiras orientais.
No mesmo dia Ursula von der Leyen tem previsto chegar a Sófia, onde se deverá encontrar com o primeiro-ministro da Bulgária, Rossen Jeliazkov. Ambos visitarão uma importante fábrica estatal de defesa e a maior unidade de produção de armamentos do país.
No dia 1 de setembro, a presidente da Comissão Europeia chegará a Vilnius onde deverá encontrar-se com Gitanas Nausėda, presidente da Lituânia. Juntos também visitarão a fronteira do país com a Bielorrússia. Os dois presidentes vão verificar os preparativos contra ameaças híbridas e convencionais.
Na tarde do mesmo dia Ursula von der Leyen viajará para a Roménia, onde tem agendado um encontro com o Presidente Nicușor Dan e o Primeiro-Ministro Ilie Bolojan. Os três irão até fronteira com a Ucrânia. A Presidente da Comissão Europeia deverá discutir na Roménia a cooperação UE-OTAN, bem como a prevenção, a deteção, a defesa e a dissuasão de ameaças marítimas e híbridas.













