Presidente da República internado no Hospital Curry Cabral

Para ser operado a uma hérnia umbilical foi internado no Hospital Curry Cabral, ao início da tarde de hoje, o Presidente da Republica, Marcelo Rebelo de Sousa.

Presidente da República
Presidente da República. Foto: © TV Europa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi esta tarde internado no Hospital Curry Cabral para ser operado a uma hérnia umbilical, indica nota da Presidência da República.

A operação estava há muito prevista para o início de janeiro, mas os médicos assistentes decidiram antecipá-la, por ter encarcerado, esclarece a nota da Presidência.

Devido à situação o “Chefe do Estado cancelou, por isso, toda a agenda de hoje, bem como as dos próximos dias, incluindo as deslocações previstas para 31 de dezembro e 1 de janeiro, à área da tragédia de outubro.”

A Presidência indica que ainda hoje será emitido um boletim clínico.

O que é uma hérnia umbilical?

As hérnias umbilicais são uma das formas comuns de hérnia abdominal e corresponde a uma zona de fraqueza da parede abdominal que permite que parte do intestino ou de outro órgão da cavidade abdominal faça pressão e apresente uma saliência mole para o exterior.

A saliência mole junto ao umbigo pode aumentar quando são exercidos esforços, podendo causar desconforto abdominal.

No caso do Presidente da República a hérnia já se encontra encarcerada, ou seja, é já uma situação considerada grave uma vez que o conteúdo da hérnia não regressa voluntariamente à cavidade abdominal, e neste caso, é exigida uma intervenção cirúrgica.

Nesta situação de encarceramento o fluxo sanguíneo não é feito corretamente e leva a lesões dos tecidos (intestinos), e numa situação de hérnia estrangulada pode causar a morte dos tecidos e a consequente infeção estender-se a todo o abdómen e provocar mesmo a morte.