Presidente da República italiana, Sergio Mattarella, visita Portugal

Presidente da República italiana visita Portugal nos dias 6 e 7. É recebido pelo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, no palácio de Belém, e no Porto recebe Doutoramento Honoris Causa, tem encontro com empresários e passeia na Ribeira.

Presidente da República Italiana, Sergio Mattarella
Presidente da República Italiana, Sergio Mattarella. Foto: DR

O Presidente da República italiana, Sergio Mattarella, a convite do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, visita oficialmente Portugal de 6 a 7 de dezembro. A visita decorre em Lisboa e no Porto, o que permite “aprofundar os laços de amizade e cooperação entre os dois Países em todas as suas dimensões.”

No dia 6 de manhã, o Presidente Sergio Mattarella é recebido pelo homólogo português, com honras militares, na Praça do Império, e tem um encontro institucional no Palácio de Belém.

O Presidente da República italiana almoça com o Primeiro-ministro, no Palácio das Necessidades, e de seguida tem reunião com o Presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues.

No final da tarde Sergio Mattarella faz uma visita à Fundação Champalimaud e está presente no jantar oficial oferecido pelo Presidente da República, no Palácio Nacional da Ajuda.

No dia 7, o Presidente Sergio Mattarella é recebido na Câmara Municipal do Porto, e na Reitoria da Universidade do Porto é distinguido com o título de Doutor “honoris causa”, numa cerimónia em que está presente o Presidente da República portuguesa.

No Palácio da Bolsa é-lhe oferecido um almoço pelo Presidente da Câmara do Porto, onde estão presentes empresários italianos e portugueses.

Durante a tarde o Presidente Sergio Mattarella visita a visitar a Igreja de S. Francisco e dá um passeio pela Ribeira.