Presidente de Itália distinguido com título Honoris Causa pela Universidade do Porto

Presidente da República Italiana, Sergio Mattarella, distinguido, pela Universidade do Porto, com o título de Doutor Honoris Causa. Uma distinção pelo contributo dado à cooperação luso-italiana e ao fortalecimento dos valores de desenvolvimento e de paz na Humanidade.

Presidente da República Italiana, Sergio Mattarella
Presidente da República Italiana, Sergio Mattarella. Foto: DR

A Universidade do Porto (U.Porto) atribui o título de Doutor Honoris Causa a Sergio Mattarella, Presidente da República Italiana. Nesta atribuição é padrinho do doutorando o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, e o elogio do doutorando é feito por Isabel Pires de Lima, professora da Faculdade de Letras da U.Porto e antiga Ministra da Cultura.

A atribuição do título de Doutor Honoris Causa decorre no âmbito da visita de Estado do Presidente Italiano a Portugal, e a cerimónia de concessão do Honoris Causa terá lugar, no dia 7 de dezembro, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto.

O Reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, justifica a atribuição do título de Doutor Honoris Causa como “um reconhecimento da importante contribuição de Sergio Mattarella para a cooperação luso-italiana e para o fortalecimento dos valores de desenvolvimento e de paz na Humanidade”, e descreve o Presidente de Itália como “um distinto académico, uma personalidade europeia que se tem distinguido pelo seu trabalho em causas públicas e para a cooperação mundial, em favor do desenvolvimento e da paz.”

Sergio Mattarella, natural de Palermo, onde nasceu a 23 de julho de 1941, diplomou-se em Direito na Universidade de Roma ‘La Sapienza’ em 1964. Jurista desde 1967 veio a desenvolver a sua atividade profissional como professor da Universidade de Palermo, onde realizou extensa atividade de investigação na área do Direito Constitucional.

Desde 1983 que Sergio Mattarella tem vindo a exercer relevantes funções políticas, a nível parlamentar e de governo, destacando-se os cargos de Ministro das Relações Parlamentares, de Ministro da Educação, Vice-Primeiro-Ministro e Ministro da Defesa. Depois de abandonar a política ativa em 2008, foi eleito vice-presidente do Conselho Superior da Justiça Administrativa, e nomeado Juiz do Tribunal Constitucional em 2011. Em 31 de janeiro de 2015, o Parlamento Italiano elegeu-o como o 12.º Presidente da República Italiana.

A partir do dia 7 de dezembro Sergio Mattarella ingressa na galeria de Doutores Honoris Causa da Universidade do Porto, onde já fazem parte chefes de Estado e de Governo estrangeiros como Fernando Henrique Cardoso, desde 1995, Jacques Delors, de 1999, Xanana Gusmão e José Ramos-Horta, desde 2000, Jean-Claude Juncker, desde 2013, e os portugueses Mário Soares, desde 1990, Jorge Sampaio, de 2015 e Marcelo Rebelo de Sousa, desde 2005.