Presidente do Conselho Europeu discute apoio à Ucrânia em Londres, Gaza no Cairo e em Chisinau integração da Moldava na UE

Presidente do Conselho Europeu discute apoio à Ucrânia em Londres, Gaza no Cairo e em Chisinau integração da Moldava na UE
Presidente do Conselho Europeu discute apoio à Ucrânia em Londres, Gaza no Cairo e em Chisinau integração da Moldava na UE. Foto: © UE

O Presidente do Conselho Europeu, António Costa, anuncia deslocação ao Reino Unido, Moldava e Egito, nos dias 2 a 4 de março de 2025, para participar de discussões de alto nível sobre a segurança europeia, apoio à Ucrânia e à Moldava e sobre a situação atual em Gaza.

António Costa irá estar em Londres no 2 de março para participar numa reunião de líderes, com o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, regressado dos EUA, a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e outros líderes europeus. A reunião irá tratar do apoio à Ucrânia, em face da invasão pela Rússia, e no fortalecimento da segurança e defesa da Europa. Trata-se de uma reunião preparatória “para as discussões que os líderes da UE realizarão durante a reunião especial do Conselho Europeu convocada pelo presidente Costa para 6 de março.”

No dia 3 de março, o António Costa irá a Chisinau para uma reunião com a Presidente da Moldava, Maia Sandu, e para reafirmar “o total apoio da UE ao governo da Moldava e ao seu processo de integração europeia”. Na reunião também será abordado “o progresso da Moldava na implementação das reformas necessárias para a adesão à UE e os próximos passos no processo de ampliação”.

No dia 4 de março, o presidente do Conselho Europeu, tem agendada participação na Cimeira de Emergência da Liga dos Estados Árabes, no Cairo, que em nome da EU, irá discutir os últimos acontecimentos em Gaza.

“A cimeira irá concentrar-se em planos para o retorno seguro de civis palestinianos às suas casas e na reconstrução da Faixa de Gaza e sua futura governança, no contexto das negociações de cessar-fogo entre Israel e o Hamas”, indica nota do Conselho Europeu.

Assim, é indicado que o Presidente do Conselho Europeu “usará esta oportunidade para reiterar ainda mais o compromisso da UE com uma paz abrangente, justa e duradoura na região com base na solução de dois estados, de acordo com as resoluções relevantes da ONU, onde Israel e Palestina vivem lado a lado em paz dentro de fronteiras seguras e reconhecidas.”

“Estou a viajar para o Cairo para enfatizar que a UE estará presente no “dia seguinte” para trabalhar com parceiros em uma paz duradoura e sustentável com base na solução de dois Estados. Apoiaremos os esforços iniciais de recuperação e reconstrução de Gaza como uma parte essencial do futuro estado palestiniano, em linha com as resoluções da ONU e o direito internacional”, afirmou António Costa, Presidente do Conselho Europeu, citado no Comunicado.