Presidentes de Portugal e Eslovénia concordam que solução na Ucrânia é diplomática

“A solução é, tem de ser, deve ser, diplomática” referiu Marcelo Rebelo de Sousa sobre a situação na Ucrânia. Uma posição também partilhada pelo Presidente da República da Eslovénia, Borut Pahor, na sua visita oficial a Portugal.

Presidentes de Portugal e Eslovénia concordam que solução na Ucrânia é diplomática
Presidentes de Portugal e Eslovénia concordam que solução na Ucrânia é diplomática. Foto: TVEuropa

Na visita oficial a Portugal, o Presidente da República da Eslovénia, Borut Pahor, foi recebido pelo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, hoje, 14 de fevereiro, no Palácio de Belém. No encontro, para além das relações económicas, políticas e culturais entre os dois países, foi abordada a atual situação na Ucrânia

No final do encontro Marcelo Rebelo de Sousa indicou sintonia com o Presidente Borut Pahor, e referiu: “Não é apenas na União Europeia que sentimos a convergência dos nossos pontos de vista, ela existem também quanto ao que se passa em regiões vizinhas, é o caso da região dos Balcãs em que partilhamos o mesmo ponto de vista”.

Sobre a situação na Ucrânia, o Presidente da Republica referiu que abordou com Borut Pahor “a recente evolução relativamente às relações entre a Federação Russa e a Ucrânia e que “a solução é, tem de ser, deve ser, diplomática”, e acrescentou: “Tem de se dar espaço à diplomacia. E é pela via da diplomacia que deve avançar o enfrentar de uma situação, que é uma situação importante para a Europa e para o Mundo.”

Também, o Presidente da República da Eslovénia em declarações à imprensa referiu:Temos visões muito similares em relação a todas as questões políticas”, e disse acreditar no poder da diplomacia para “resolver de forma pacífica os conflitos”.

A Eslovénia quer crer que os lideres da Federação Russa não vão usar formas agressivas para ocupar a Ucrânia, e que é necessário fazer tudo para que esse conflito seja resolvido de forma pacífica e continuar o caminho diplomático, concluiu o Presidente Borut Pahor.