Prevalência da Diabetes em Portugal é das mais elevadas na Europa

Para assinalar Dia Mundial da Diabetes, que se comemora a 14 de novembro, o Palácio de Belém, da Presidência da Republica, ilumina-se de azul. A Associação Nacional de Estudantes de Medicina divulga Guia sobre a doença.

Prevalência da Diabetes em Portugal é das mais elevadas na Europa
Prevalência da Diabetes em Portugal é das mais elevadas na Europa. Foto: © Rosa Pinto

A Diabetes é uma das doenças não transmissíveis mais comuns. A doença afeta cerca de 415 milhões de pessoas em todo o mundo, um número que tem tendência a aumentar nos próximos anos. Em Portugal a prevalência da doença entre a população dos 20 aos 79 anos, está em cerca de 10 e 13%, e é uma das mais elevadas da Europa.

O Dia Mundial da Diabetes instituído em memória do dia de aniversário de Frederick Banting, que, juntamente com Charles Best, foi o responsável pela descoberta da insulina em 1922, é assinalado hoje, 14 de novembro, e tem como objetivo consciencializar as pessoas sobre a doença.

A Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM) compilou em Guia sobre a doença com os cuidados a seguir e uma variedade de informação de grande utilidade para uma melhor compreensão da doença, da prevenção e do tratamento.