Prevenção e controlo da COVID-19 em lares de idosos

Orientações para prevenção e gestão da COVID-19 em lares, residências e outras instituições de idosos já foram disponibilizadas pela Organização Mundial da Saúde. As orientações indicam para a deteção precoce e uso de equipamento individual de proteção.

Prevenção e controlo da COVID-19 em lares de idosos
Prevenção e controlo da COVID-19 em lares de idosos. Foto: © Rosa Pinto

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou orientações para a prevenção e gestão da COVID-19 em lares, residências e outras instituições de idosos.

O documento da responsabilidade de John W. Rowe, da Escola de Saúde Pública da Columbia Mailman School e especialista da OMS para o Cuidado de Idosos, descreve as orientações provisórias da OMS sobre Prevenção e Controle de Infeções em Instituições de Idosos, no contexto do COVID-19, para impedir que o coronavírus da COVID-19 entre nas instalações dos idosos e se espalhe no interior e que saia para fora das instalações.

As orientações incluem:

Orientação sobre coordenação de sistemas e serviços para fornecer cuidados de longo de longa duração e protocolos para prevenção e controlo de infeções em instalações de cuidados de longa duração, em relação ao visitante e à higiene dos funcionários.

Assessoria em vigilância e deteção precoce de COVID-19 nas instalações , enfatizando a deteção precoce de casos;

Protocolos de vigilância de funcionários e triagem de visitantes; cuidados e confinamento de residentes com COVID-19;

Uso de equipamento de proteção individual;

Medidas de limpeza para instalações de Cuidados Continuados de longa duração.

A OMS alerta também para a necessidade de serem minimizados os efeitos do controlo de infeção na saúde mental e no bem-estar dos residentes, bem como dos cuidadores e funcionários. Esta orientação provisória será atualizada à medida que souber mais sobre o COVID19.