Previsão de mar agitado e ondulação forte a partir de 30 de março

A previsão do estado do mar é de agravamento significativo nas próximas horas, na costa norte de Portugal continental (a norte do cabo Carvoeiro), nomeadamente durante o dia de amanhã, sexta-feira, 30 de março, e a madrugada de sábado.

Previsão de mar agitado e ondulação forte a partir de 30 de março
Previsão de mar agitado e ondulação forte a partir de 30 de março. Foto: Rosa Pinto

A Marinha e Autoridade Marítima Nacional alertam para a agitação marítima crescer até 6 metros de altura, podendo pontualmente alcançar ondas de altura máxima de 10 metros. A estas condições adversas associa-se uma previsão de vento forte.

Com as atuais previsões a Marinha e a Autoridade Marítima Nacional reforçam a recomendação, em especial à comunidade piscatória e da náutica de recreio que se encontra no mar, para o eventual regresso ao porto de abrigo mais próximo e a adoção de medidas de precaução.

É recomendado o reforço da amarração e vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas, bem como evitar passeios junto ao mar, de onde se destacam os molhes das entradas das barras e zonas nas praias junto à água.

As autoridades aconselham igualmente “que os marítimos mantenham um estado de vigilância permanente e o acompanhamento da evolução da situação meteorológica e dos avisos à navegação e de previsão meteorológica radiodifundidos pela Marinha relativos à previsão meteorológica do IPMA, bem como outras informações das capitanias dos portos sobre as condições de acesso aos portos, evitando sair para o mar até que as condições melhorem.”

À população em geral, a Marinha e Autoridade Marítima Nacional aconselham que a população em geral não faça passeios junto à costa e nas praias, bem como deve praticar atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima. Uma postura preventiva não se expondo desnecessariamente ao risco, é o alerta das autoridades.