Previsão de tempo quente e seco com risco de incêndio rural

Tempo quente e seco é a previsão do IPMA para os dias 17, 18 e 19 de maio de 2023. A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil alerta para o risco de incêndio rural e lembra as medidas restritivas a que se fica sujeito.

Previsão de tempo quente e seco com risco de incêndio rural
Previsão de tempo quente e seco com risco de incêndio rural. Foto: Rosa Pinto

Para os próximos dias 17, 18 e 19 de maio de 2023 a previsão, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), é de tempo quente e seco em especial nas regiões do Norte e Centro. De acordo com a informação disponibilizada pelo IPMA a Humidade Relativa do Ar (HRA) será inferior a 30%, e com fraca recuperação noturna.

O IPMA indica também que o vento será “forte do quadrante leste, em especial durante as noites e manhãs nas terras altas do Norte e Centro, com rajadas até 80 km/h” e a temperatura máxima subirá “para valores acima de 30 °C na região do Sul e no Alto Tejo”

Em face da previsão o perigo de incêndio “Muito Elevado” a “Máximo” no Algarve e interior Norte e Centro, sendo de acordo com o IPMA “com agravamento no interior Norte e região Centro”.

Dada a previsão do IPMA a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) avisa para o “aumento do risco de incêndio, com condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais, bem como, o aumento da dificuldade das ações de supressão, sobretudo no interior Norte e Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo.”

A ANEPC recorda que em face das previsões, e de acordo com as disposições legais em vigor:

É proibido fazer Queimada Extensiva sem autorização, e que em qualquer situação deve informar a câmara municipal do local ou fazer a comunicação através do 808 200 520;

Nos dias de risco de incêndio Muito Elevado e Máximo é proibido fazer Queima de Amontoados sem autorização ou sem comunicação prévia, e em qualquer situação deve informar a câmara municipal do local ou fazer a comunicação através do 808 200 520;

Nos dias de risco de incêndio Muito Elevado e Máximo é proibido utilizar fogo para a confeção de alimentos em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito;

Nos dias de risco de incêndio Muito Elevado e Máximo é proibido fumigar ou desinfestar em apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas;

Nos dias de risco de incêndio Muito Elevado e Máximo é proibido usar motorroçadoras, corta-matos e destroçadores. Deve também evitar o uso de grades de discos.

A ANEPC, em face à situação de perigo de incêndio rural, também, recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes, “nomeadamente a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, de acordo com a legislação em vigor, e tendo especial atenção à evolução do perigo de incêndio neste período”.