Primeiras grandes baterias de fluxo de ferro chegam a Portugal

GOLDBREAK traz para Portugal as primeiras grandes baterias de longa duração de fluxo de ferro para aplicações à escala industrial e para serviços públicos. As duas baterias vão para unidade industrial Falual Metalomecânica, na Trofa.

Primeiras grandes baterias de fluxo de ferro chegam a Portugal
Primeiras grandes baterias de fluxo de ferro chegam a Portugal. Foto: DR

Grandes baterias de longa duração de fluxo de ferro para aplicações à escala industrial e para serviços públicos, que são fundamentais para a descarbonização e implementação de energia limpa, chegam a Portugal através de uma parceria entre a empresa portuguesa GOLDBREAK e a empresa norte-americana ESS Tech, Inc.

As baterias de fluxo de ferro são uma tecnologia inovadora dirigida a grandes consumidores de energia e são uma solução sustentável alternativa às baterias de lítio.

A GOLDBREAK, empresa especializada no armazenamento e produção de energia, considera que estas novas baterias podem contribuir para acelerar a implementação de tecnologias de energia limpa, tanto mais que a tecnologia afigura-se mais segura, sem impacto ambiental, mais económica a médio-longo prazo e que possibilita uma autonomia energética muito próxima dos 100%.

A tecnologia inovadora e única na Península Ibérica destina-se a grandes consumidores de energia. As duas primeiras unidades vão ser instaladas na unidade industrial Falual Metalomecânica, na Trofa, onde será simultaneamente instalada, pela GOLDBREAK, uma central de produção fotovoltaica.

As baterias de longa duração de fluxo de ferro possibilitam o armazenamento de energia elétrica em segurança, disponibilizando-a por longos períodos, sem limite de ciclos e a baixo custo.

Ao disponibilizarem energia até 12 horas, as baterias garantem otimização dos investimentos em produção de energia de fontes renováveis, ao permitirem estabilizar o abastecimento de energia elétrica, reduzindo a perda de excedente e transferindo a energia verde dos períodos em que as fontes renováveis intermitentes estão disponíveis, por fases, ao longo do dia.

Entre as várias soluções inovadoras para responder à necessária transição energética, substituindo fontes primárias fósseis por renováveis, o armazenamento é fundamental para reduzir ao mínimo a perda de excedentes de produção de energia não consumida no momento em que as fontes estão disponíveis, como o sol, o vento, a água e outras fontes intermitentes”, referiu António Queirós, Sócio-Gerente da GOLDBREAK, citado em comunicado.

António Queirós acrescentou: “As baterias de longa duração de fluxo de ferro são uma solução segura e sem impacto ambiental, já que recorrem a elementos água, ferro e sal que são abundantes na natureza. A sua recolha é completamente inócua em termos ambientais e, embora a sua vida útil seja superior a 20 anos, a sua eliminação é igualmente inofensiva ambientalmente”.

A solução de armazenamento de longa duração assegurada pela tecnologia da ESS Tech, Inc. é uma resposta capaz às questões que a transição energética coloca às empresas e aos governos e trazê-la para Portugal é para nós motivo de grande orgulho”, concluiu o responsável da GOLDBREAK.

Eric Dresselhuys, CEO da ESS Tech, Inc, indicou: “Esta parceria demonstra de uma forma consistente o papel central que o armazenamento de energia de longa duração desempenhará num sistema de energia resiliente e sem carbono, demonstrando o papel crítico da tecnologia de fluxo de ferro num sistema de energia descarbonizado“.