Primeiro-Ministro, António Costa faz visita oficial ao Canadá

António Costa visita o Canadá, de 2 a 5 de maio, na agenda estão encontros com Justin Trudeau, Primeiro-Ministro do Canadá. As questões económicas, culturais e da língua portuguesa vão estar presentes. António Costa tem encontros com a Comunidade Portuguesa.

Primeiro-Ministro, António Costa faz visita oficial ao Canadá
Primeiro-Ministro, António Costa faz visita oficial ao Canadá. Foto: DR

O Primeiro-Ministro, António Costa, realiza, entre de 2 a 5 de maio, uma visita oficial ao Canadá. A visita inclui encontros oficiais a nível político, designadamente com o Primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, com os Presidentes do Senado e da Câmara dos Comuns e com o Governador-geral do Canadá.

A visita tem como principal objetivo o estreitamento das relações bilaterais entre os dois países, com uma forte componente económica, e por isso consta da agenda de António Costa um Encontro Empresarial, visitas a empresas e diversas reuniões de trabalho no âmbito económico.

A visita oficial ao Canadá tem também uma grande componente que passa pelo aprofundamento relações culturais, incluindo o assinalar do Dia da Língua Portuguesa, no dia 5 de maio, e contactos com a Comunidade Portuguesa residente no Canadá.

Acompanham o Primeiro-ministro ao Canadá o Presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, o Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luis Carneiro, o Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Dias, o Presidente da AICEP, Luis Castro Henriques, e o Candidato a Diretor-Geral da OIM, António Vitorino.

A visita começa no dia 2 de maio, quarta-feira, com uma visita ao Centro Recreativo Português Lusitânia, na 63 Grenfell Crescent, onde será recebido Presidente do Centro e onde haverá intervêm o Embaixador de Portugal em Otava, o Presidente do Governo Regional dos Açores e Primeiro-ministro.

No dia 3 de maio, quinta-feira, logo de manhã, António Costa tem um encontro com a Governadora-geral do Canadá, Julie Payette, na 1 Sussex Drive, seguindo-se uma ida ao Parliament Hill.

Ainda na parte da manhã o Primeiro-Ministro António Costa encontra-se com o Primeiro-Ministro do Canadá, no encontro são assinados de documentos sobre áreas entre os dois países.

Ao encontro com Justin Trudeau seguem-se encontros com o Speaker of the House do Senado, George J. Furey, encontro com o Speaker of the House dos Comuns, Geoff Regan e um encontro com o Grupo Parlamentar de amizade Canadá-Portugal.

Durante a tarde o Primeiro-Ministro António Costa vista à fábrica da Frulact em Kingston, em 1295 Centennial Drive, nesta visita intervêm o CEO da Frulact, o Mayor de Kingston, Ministro do Comércio Internacional, e o Primeiro-Ministro português.

No dia 4 de maio, sexta-feira, em Toronto, António Costa tem, logo de manhã, um encontro com a Primeira-Ministra do Ontário, Kathleen Wynne, no Queen´s Park – 111 Wellesley Street West.

António Costa faz o encerramento do Encontro Empresarial organizado pela AICEP e pelo Economic Club of Canada, no Hotel Marriot Downtown CF Toronto Eaton Center, neste evento intervêm o Primeiro-Ministro do Canadá e o Primeiro-Ministro português.

Segue-se um almoço oferecido pelo Primeiro-Ministro do Canadá ao Primeiro-Ministro António Costa, em The Carlu – 444 Yonge Street.

Há início da tarde do mesmo dia António Costa tem um encontro com a empresa mineira Lundin Mining, e empresa mineira Almonty, seguindo-se uma visita ao LiUNA para uma reunião com os representantes da comunidade e empresários locais. A esta visita ao LiUNA junta-se o Primeiro-Ministro do Canadá, havendo intervenções do presidente Internacional da LiUNA, do Business Manager do LiUNA, do Primeiro-Ministro do Canadá e do Primeiro-Ministro português.

No final da tarde António Costa assiste ao concerto interpretado pelo artista português Camané e convive com a Comunidade Portuguesa.

No dia 5 de maio, sábado, em Montreal, António Costa, visita à Escola Comunitária Missão Santa Cruz, na 60 Rue Rachel Ouest, Montreal, segue-se um visita ao Centro Canadiano de Arquitetura, onde está patente uma mostra sobre a obra e o arquivo do Arquiteto Siza Vieira, na 1920 Rue Baile, e ainda uma visita ao “Cais Alexandra Room”, na 200 Rue de la Commune Ouest, nesta visita é escutado Hinos nacionais interpretados pela artista luso-canadiana Suzi Silva e pelo pianista Renato Diz, e ainda intervenções do Conselheiro para as Comunidades, do Ministro das Finanças do Quebeque, e de António Costa.

A visita termina com um concerto interpretado pelo artista português Camané e com um convívio com a Comunidade Portuguesa no Canadá.