Primeiros bens essenciais de saúde entram em Gaza

Medicamentos e outros bens médicos entram em Gaza, pela primeira vez, desde o início do conflito entre Israel e o Hamas. Pela fronteira com o Egito, em Rafah, 20 camiões com bens essenciais já entraram em Gaza quando os hospitais estão esgotados.

Primeiros bens essenciais de saúde entram em Gaza
Primeiros bens essenciais de saúde entram em Gaza. Foto: © ONU

Primeiros bens essenciais já entraram em Gaza pelo posto de Rafah, na fronteira com o Egito. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a ajuda foi transportada em 20 camiões e é a primeira vez que a entrada abriu para a passagem de bens, desde o início do conflito desencadeado há duas semanas, após ataques do Hamas contra Israel.

Na manhã de hoje, 21 de outubro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que quatro camiões com produtos de saúde estavam a deslocar-se em direção à passagem de Rafah, a caminho de Gaza.

A OMS indicou que os bens incluem medicamentos e outros bens médicos para 1.200 pessoas e 235 bolsas portáteis para estabilização no local de feridos. O lote de bens também incluía medicamentos para o tratamento de doenças crónicas para 1.500 pessoas, e medicamentos básicos essenciais e outros bens de saúde para 300.000 pessoas, durante três meses.

Todo o trabalho para garantir a passagem segura destes bens críticos e a entrega a hospitais e instalações de saúde está a ser feito entre a OMS com as sociedades do Crescente Vermelho Egípcio e Palestiniano.

A OMS referiu que dentro de Gaza, os hospitais já atingiram o limite devido à escassez e esgotamento de medicamentos e outros bens médicos, pelo que os fornecimentos transportados esta manhã são “uma tábua de salvação para pessoas gravemente feridas ou que lutam contra doenças crónicas e outras, que suportaram duas semanas angustiantes de acesso limitado a cuidados de saúde e grave escassez de medicamentos e material médico”.

“Um segundo avião pousou ontem em Al-Arish vindo dos Emirados Árabes Unidos, transportando bens humanitários doados pela OIM, UNICEF, Crescente Vermelho dos Emirados e OMS. Os bens da OMS incluem instrumentos e equipamentos cirúrgicos para 1.000 pessoas, bem como tendas e tanques de água”, descreveu a OMS, esta manhã.

A OMS informou também que “outro avião transportando bens da OMS deverá pousar em Al-Arish” ainda durante a manhã. “Os bens da OMS nesses voos incluem medicamentos, suprimentos e instrumentos cirúrgicos, infusões, desinfetantes, antibióticos, tanques de água e tendas”.

Do lado do Egito, junto à fronteira de Rafah, centenas de camiões aguardam luz verde para entregar ajuda vital a 2,3 milhões de pessoas sitiadas na Faixa de Gaza.