Procissão de Nossa Senhora da Saúde é a 6 de maio, em Lisboa

Festividades de Nossa Senhora da Saúde decorrem na Mouraria, em Lisboa, de 30 de abril a 6 de maio. As festividades têm o seu ponto alto com a Procissão Solene que decorre a 6 de maio às 16 horas, e que percorre parte do bairro antigo da capital.

Procissão de Nossa Senhora da Saúde é a 6 de maio, em Lisboa
Procissão de Nossa Senhora da Saúde é a 6 de maio, em Lisboa. Foto: Rosa Pinto

A mais antiga Procissão da cidade de Lisboa, que teve início em 1570, em que teve a sua raiz num surto da grande peste e em que o mesmo foi milagrosamente termino, o Senado de Lisboa realizou pela primeira vez a procissão em ação de graças a Nossa Senhora da Saúde.

Mais uma vez realiza-se a Procissão, que este ano é a 6 de maio, pelas 16 horas, com início na Igreja da Senhora da Saúde, seguindo pela Rua do Benformoso, Largo do Intendente Pina Manique, Travessa do Cidadão Gonçalves, entra na Avenida Almirante Reis, percorre a Rua da Palma, até à Praça Martim Moniz, Rua D. Duarte, chega à Praça da Figueira, Rua dos Condes de Monsanto, Poço do Borratem e passa pela Rua do Arco do Marquês de Alegrete e chega novamente à Igreja da Senhora da Saúde.

A Procissão percorre assim, parte da Mouraria, um bairro antigo da capital, onde hoje habita e trabalha, sobretudo, uma população imigrante oriunda de países como a China, Paquistão, Bangladesch, India, e de outros países asiáticos. A Procissão enquanto manifestação religiosa, enraizada na cultura da cidade de lisboa, não deixa a nova população do bairro indiferente, e são muitos os nela já participam, e que já adquiriram a tradição de estender as colchas nas varandas, e de água a todos os que seguem a procissão.

As festividades de Nossa Senhora da Saúde com a organização da Real Irmandade de Nossa Senhora da Saúde e de São Sebastião têm início a 30 de abril, às 16h30 com a investidura de Nossa Senhora, seguida de Eucaristia em louvor de Sant’Ana.

No dia 2 de maio, às 17h00 decorre a Eucaristia por intenção dos elementos das Forças Armadas e de Segurança.

No dia 3 de maio, às 16h00 decorre a Santa Unção seguida de Eucaristia em louvor a S. Sebastião.

No dia 5 de maio, às 21h00 tem lugar a Procissão das Velas.

No dia 6 de maio, durante a manhã, às 11h00 tem lugar uma Missa na igreja de S. Domingos e Às 16h00 inicia-se a Procissão Solene. Na procissão participam para além de alguns altos dignatários da igreja católica, diversos elementos das forças armadas e de segurança, membros do governo, autoridades autarcas, entre outras. Em 2017 participou, também, o Presidente da Republica, Marcelo Rebelo de Sousa.