Procura de profissionais para retalho, distribuição e turismo aumenta em Portugal

Estudo da Msearch indica que procura de profissionais pelas empresas, em Portugal, está em alta nos setores de retalho, grande distribuição e turismo. A hotelaria, restauração e e-commerce, são outros setores onde a procura aumenta.

Procura de profissionais para retalho, distribuição e turismo aumenta em Portugal
Procura de profissionais para retalho, distribuição e turismo aumenta em Portugal. Foto: Rosa Pinto

O mercado português das vendas e marketing está ativo e a contratar profissionais especializados para setores como o retalho, grande distribuição ou turismo, indica estudo Market Trends 2018 da empresa Msearch.

O estudo indica que as posições mais solicitadas no momento são perfis para a grande distribuição, como chefe de departamento, chefe de back office, gestores comerciais e compradores; perfis de retalho como store manager, assistant store, responsáveis de setor e de departamento e perfis comerciais e business development.

O estudo Market Trends 2018 envolveu dados de mais de 4.000 entrevistas com candidatos e reuniões com clientes, realizadas nos primeiros dois meses e meio de 2018, pelos consultores especializados da Msearch. O objetivo do estudo, que serve também de guia, é apresentar a imagem real e atual do mercado de trabalho em Portugal.

Para a Msearch a entrada de investimentos de algumas marcas em Portugal faz com que a procura no Retalho e Grande Distribuição continue a aumentar, nomeadamente em perfis de store manager e assistant store. A Grande Distribuição irá ainda reforçar as suas equipas com Vendedores Especializados como Responsáveis de Setor e de Departamento adequados à cultura da empresa.

O estudo aponta que a Restauração está a crescer “com conceitos inovadores, novas formas de apresentar o produto e de atendimento ao cliente”, neste caso “tende a ser desafiante em encontrar recursos com elevado nível de compromisso e identificação com o setor”. E o estudo aponta que perfis “como Gestor de Loja, Gestor de Unidade de Negócio, bem como Supervisor de Zona”, vão estar em alta de procura durante todo o ano.

Os setores com procura de profissionais para 2018 situam-se na Hotelaria, Turismo e Restauração, “devido ao atual contexto” de evolução económica e que até há pouco tempo foi um setor “com poucas saídas profissionais e consequentemente pouco interesse em fazer carreira”. Atualmente é “um setor a recuperar ao nível das licenciaturas ou escolas profissionais, dada a procura por bons profissionais.”

O e-commerce é atualmente apontado como “um dos mais importantes fenómenos da internet em crescimento”, e novos conceitos como “omnicanal” parecem ser uma “tendência do mercado em estratégia de marketing”. A Msearch indica que o “recrutamento para funções ao nível de responsáveis de marketing digital e especialistas em e-commerce e “omnichannel” é uma realidade.”

A procura por perfis comerciais/business development também será uma constante durante 2018. Um dos setores mais dinâmicos será o industrial, aponta a Msearch, tal como as Novas Tecnologias, o Grande Consumo, Imobiliário e Turismo que vão continuar igualmente a reforçar as suas estruturas.