Professor da UMinho vai presidir à European Public Choice Society

Francisco Veiga, professor da Universidade do Minho (UMinho), foi nomeado para presidir à European Public Choice Society . Neste caso é a primeira vez que um português vai presidir à associação.

Francisco Veiga, nomeado para presidir à European Public Choice Society.
Francisco Veiga, nomeado para presidir à European Public Choice Society. Foto: DR

O professor catedrático da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, Francisco Veiga, foi eleito presidente da European Public Choice Society (EPCS). A eleição foi anunciada no encontro anual da EPCS, em Budapeste, na Hungria, e é a primeira vez que um português vai liderar a associação em 45 anos de existência, e que integra membros de mais de 30 países.

Francisco Veiga referiu: “Esta nomeação representa uma honra e um reconhecimento da investigação realizada durante cerca de 20 anos nas áreas da economia política e das escolhas públicas”. Como presidente da EPCS definiu: “No biénio 2017-2018 pretendemos contribuir para a afirmação deste domínio, atrair jovens cientistas e zelar pelo sucesso das conferências da EPCS”. Conferências que contam com cerca de 350 especialistas de vários continentes.

Francisco Veiga conta com a colaboração dos membros da comissão diretiva Niclas Berggren (Research Institute of Industrial Economics, Suécia), Lisa Chauvet (Universidade Paris-Dauphine, França), Michael Dorsch (Universidade da Europa Central, Hungria), Raphaël Franck (Universidade Hebraica de Jerusalém, Israel), Martin Gassebner (Universidade de Hannover, Alemanha), Sílvia Marchesi e Paola Profeta (ambas da Universidade de Milano-Bicocca, Itália), Monika Köppl-Turyna (Universidade de Viena, Áustria) e Linda Veiga (UMinho).

A EPCS criada em 1972 tem como principal objetivo “promover a investigação científica sobre a análise económica e interdisciplinar das instituições e dos processos de decisão externos ao mercado, bem como facilitar o intercâmbio de trabalhos e ideias sobre os mesmos.”

Francisco Veiga é natural de Lisboa, licenciado em Relações Internacionais pela UMinho e doutorado em Economia pela Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos da América. É membro do Conselho Geral da academia minhota, do Núcleo de Investigação em Políticas Económicas da mesma instituição e do corpo editorial do European Journal of Political Economy, além de autor de dezenas de artigos publicados em prestigiadas revistas internacionais.

Ao longo dos últimos anos Francisco Veiga assumiu a coordenação do NIPE, do Departamento de Economia da UMinho, dos cursos de doutoramento, mestrado e licenciatura em Economia e de vários projetos financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. As suas atividades de ensino e investigação centram-se nas áreas da economia política e da macroeconomia.