Professores contratados já sabem a escola onde vão lecionar

Ministério da Educação publicou as listas dos professores contratados para o ano letivo de 2017/2018. A partir de agora os professores já podem saber em que escola vão lecionar.

Ministério da Educação
Ministério da Educação. Foto: Rosa Pinto

As listas de professores contratados para o ano letivo 2017/2018 já se encontram publicadas no website da Direção-Geral da Administração Escolar. De acordo com o Ministério da Educação (ME) a publicação das listas é feita uma semana antes do que vinha acontecendo nos anos anteriores, e assim, a informação sobre as escolas onde vão ficar colocados.

A publicação das listas, nesta data tem sido, lembra o ME, uma “ambição reiterada de professores, educadores, diretores de escolas e restante comunidade educativa”, o que vai garantir “a colocação atempada no início do ano letivo e permitindo que estes docentes disponham de mais tempo entre o momento em que conhecem a colocação e a sua apresentação na respetiva escola.”

O ME lembra, em comunicado, que este ano, “tiveram lugar o concurso interno, o concurso externo, a mobilidade interna e o concurso de vinculação extraordinária” e “uma antecipação sem precedentes da publicação das listas definitivas de colocação de professores.”

Em 2017, lembra ainda o ME, “foram vinculados mais de três mil docentes, que passaram de contratados para efetivos, os horários indicados pelas escolas foram, na sua grande maioria, preenchidos por estes professores. Dos quase 14.000 horários anuais e completos pedidos pelas escolas, mais de 2.300 foram ocupados por professores contratados e os restantes por professores do quadro.”

Os horários incompletos e outras necessidades que possam entretanto surgir irão ser preenchidos, na primeira reserva de recrutamento, “que ocorrerá ainda antes do início do ano letivo”, evitando-se “potenciais ultrapassagens na lista de graduação, nomeadamente através do recurso a aditamentos”.