Professores pediram, hoje, apoio ao Presidente da República

Professores estiveram hoje a manifestar-se durante as cerimónias do Dia da Restauração, em Lisboa. Professora, em lágrimas, pediu ao Presidente da República apoio face à situação em que se encontra e que considera injusta.

Professores pedem apoio ao Presidente da República
Professores pedem apoio ao Presidente da República. Foto: TV Europa

Professores manifestaram-se, hoje, na Praça dos Restauradores, em Lisboa, durante as cerimónias do Primeiro de Dezembro, Dia da Restauração, face à situação em que se encontram, que consideram de injusta, motivada pelos concursos de colocação, que levou a que alguns professores, depois de vários anos a lecionar numa escola, fossem agora colocados a várias centenas de quilómetros.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que presidiu às comemorações, falou com alguns professores e ouviu destes as razões dos protestos. Para os professores a legislação que está a ser preparada não vem resolver a situação.

O Presidente disse desconhecer o projeto de diploma e pediu aos professores uma cópia, e referiu: “Vou ver o que se pode fazer”. Uma professora, em lágrimas, pediu ao Presidente apoio dado que se sentia indignada e revoltada face à injustiça, que no seu entender, estava a ser alvo.

Professores manifestam-se no Dia da Restauração
Professores manifestam-se no Dia da Restauração. Foto: TV Europa

Os professores consideram que a “única esperança” reside no Presidente da Republica, dado que o Ministro da Educação tem-se, disseram os professores, recusado a recebe-los.