Programa Erasmus+ tem para 2026 um orçamento de mais de 5 mil milhões de euros

Programa Erasmus+ tem para 2026 um orçamento de mais de 5 mil milhões de euros
Programa Erasmus+ tem para 2026 um orçamento de mais de 5 mil milhões de euros. Foto: Rosa Pinto

O programa da União Europeia (UE) de mobilidade, o Erasmus+, possui, para 2026, um orçamento de cerca de 5,2 mil milhões de euros. Um programa que continua a apostar no desenvolvimento de competências e na educação para a cidadania através de projetos de mobilidade e cooperação transfronteiriços.

A Comissão Europeia lançou um concurso para apresentação de propostas para Erasmus+ de 2026. Um programa que a Comissão Europeia tem vindo a apoiar e que em 2026 o Erasmus+ apoiará mais parcerias e mobilidade no sector da educação. Uma iniciativa que deverá ajudar as organizações a testar e a implementar métodos de ensino inovadores que contribuam para o desenvolvimento de competências básicas, apoiando os esforços da UE no envolvimento cívico, na participação democrática e na promoção de valores partilhados.

O concurso Erasmus+ 2026 integra a estratégia da União das Competências, para reforçar o desenvolvimento de competências para um emprego de qualidade, promover a aprendizagem ao longo da vida e contribuir para a construção da resiliência. Mas o programa tem como prioridades gerais a inclusão, transições digitais e verdes e a participação democrática.

A Comissão Europeia mantém que o Erasmus+ continua, também, a apoiar estudantes e educadores ucranianos na Ucrânia, bem como ucranianos que foram deslocados na UE ou num país associado ao programa.

Este concurso de 2026 lançado pela Comissão Europeia irá oferecer experiências de mobilidade para aprendizagem a cerca de 1.275.000 participantes. Apoiará também mais de 100.000 organizações envolvidas em projetos Erasmus+, tais como instituições de ensino superior, escolas, centros de formação profissional, empresas, organizações de juventude e desporto.

Assim, as organizações que trabalham na área da educação, formação, juventude ou desporto, como escolas, universidades, centros de formação profissional, ONG e grupos de jovens, podem candidatar-se ao financiamento Erasmus+. Os indivíduos, como estudantes, professores ou jovens, podem participar através das organizações.

O Erasmus+ continua a apoiar:

  • Mobilidade para fins de aprendizagem (estudo, formação, voluntariado)
  • Projetos de cooperação
  • Políticas e inovação
  • Atividades Jean Monnet que proporcionam maiores oportunidades de ensino, aprendizagem e debate