Programa Europa vai apoiar recuperação dos Oceanos

Proteger os oceanos e desenvolver uma economia azul sustentável é possível, afirma o Comissário Europeu Virginijus Sinkevičius, que participa na Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, em Lisboa, onde lança Carta de missão do programa Horizonte Europa.

Programa Europa vai apoiar recuperação dos Oceanos
Programa Europa vai apoiar recuperação dos Oceanos. Foto: © TVEuropa

A Comissão Europeia lança, em Lisboa, a Carta da missão do programa Horizonte Europa “Recuperar o nosso oceano e as nossas águas”. Este lançamento é feito quando decorre na capital portuguesa a Conferência dos Oceanos das Nações Unidas e na qual participa Virginijus Sinkevičius, Comissário Europeu para o Ambiente, Oceanos e Pescas.

A Conferência que decorre de 27 de junho a 1 de julho, coorganizada por Portugal, centra-se na identificação de soluções científicas e de inovação para as principais ameaças oceânicas, como as alterações climáticas e a acidificação daí resultante, a poluição marinha, a pesca ilegal, não declarada e não regulamentada, a perda de habitats e a biodiversidade.

Os compromissos assumidos pela União Europeia, em Lisboa, ascendem a sete mil milhões de euros, e fazem parte da abordagem orientada para a ação da Agenda de Governação Internacional dos Oceanos da União Europeia. Agora, através do programa Horizonte Europa, a Comissão Europeia pretende que os Estados-Membros, as regiões e outros parceiros se empenhem em ações que contribuam para recuperar o oceano e as nossas águas.

Para o Comissário Virginijus Sinkevičius, a Conferência dos Oceanos das Nações Unidas constitui mais “uma oportunidade para a comunidade internacional chegar a acordo sobre ações para proteger os oceanos e desenvolver uma economia azul sustentável” e afirmou: “Existem soluções. Estão nas nossas mãos. Por conseguinte, vamos agir de forma rápida e decisiva”.

Para Mariya Gabriel, Comissária Europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, “os oceanos e as águas são o berço de toda a vida na Terra e o sistema de apoio à vida do nosso planeta”, e referiu: “Mas precisam agora da nossa atenção! Com o lançamento desta Carta, a Comissão Europeia insta os governos e as autoridades públicas da Europa e de todo o mundo, as empresas, a sociedade civil, os financiadores e os doadores, bem como as universidades e os investigadores, a juntarem-se à nossa missão coletiva para restaurar o nosso planeta azul.”