Programa europeu EIT Health procura projetos para financiar

Dois mil milhões de euros estão disponíveis no Programa europeu EIT Health para investir em projetos inovadores na área da saúde. No Instituto Pedro Nunes, em Coimbra, dia 12 de dezembro, é disponível informação dos concursos.

Programa europeu EIT Health procura projetos para financiar
Programa europeu EIT Health procura projetos para financiar. Foto: TV Europa

O Programa europeu EIT Health quer apoiar o desenvolvimento de ideias inovadoras na área da saúde que promovam a qualidade dos cuidados de saúde e um estilo de vida mais saudável. Para atribuir o apoio financeiro, que atinge dois mil milhões de euros, são lançados concursos que têm apresentação em Coimbra, dia 12 de dezembro, no Instituto Pedro Nunes.

Os principais concursos a lançar pelo EIT Health são destinados às temáticas da inovação em saúde digital, medtech e biotecnologia. O programa é uma das mais importantes iniciativas mundiais na área dos cuidados de saúde e promoção de um estilo de vida mais saudável associado ao bem-estar.

O programa EIT Health, suportado pela Comissão Europeia e pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia, “procura investir nos melhores talentos empresariais e melhores mentes criativas da Europa, de forma a fomentar o desenvolvimento e a comercialização de novos produtos e soluções inteligentes no setor de saúde.”

Para além da componente financeira, o EIT Health possibilita aos projetos selecionados diversas outras condições, como “desenvolver o negócio com a colaboração de especialistas, apresentar o projeto a investidores e a empresas da área da saúde, facilitar o acesso a novos mercados, e aceder a uma rede com mais de 130 key players de referência no setor de saúde europeu.”

Projetos portugueses do EIT Health

No Instituto Pedro Nunes são também apresentados, em 12 de dezembro, três projetos portugueses já aprovados pelo EIT Health: o InEye, o Swithome e o LifeTag. A apresentação tem como objetivo estimular a submissão de candidaturas ao programa para transformar eventuais ideias inovadoras em soluções de mercado.

O projeto InEye, a ser desenvolvido na Universidade de Coimbra, consiste num dispositivo de administração de fármacos que promete, por exemplo, substituir a aplicação diária de gotas para olhos em doentes com glaucoma ou em recuperação de cirurgias às cataratas. O dispositivo InEye é semelhante a uma pequena pérola e colocado no interior da pálpebra inferior do olho, que vai libertando o fármaco durante sete a 300 dias. Com o InEye não há desperdício do fármaco ao contrário do processo manual de gotas em que o desperdício é de 75%.

O projeto SwitHome vai permitir aos centros de reabilitação aumentar o número de pacientes em tratamento com dificuldades na marcha, após acidente vascular cerebral, sem que seja necessário aumentar os recursos humanos ou a sua infraestrutura.

O SwitHome propõe o conceito de reabilitação em casa com recurso a “uma solução composta por palmilhas inovadoras de mapeamento de pressão de alta resolução e uma aplicação móvel e plataforma web de interface entre o paciente e o terapeuta”.

A solução permite que o paciente realize exercícios de correção da marcha, e o mesmo tenha feedback em tempo real, e disponibilize o estado de progresso ao terapeuta. Assim, “algumas das sessões de reabilitação são realizadas em casa com a ajuda de um cuidador, dispensando o envolvimento em tempo integral do terapeuta.”

O projeto LifeTag é o trabalho de uma startup focada em investigação e desenvolvimento de tecnologias não-invasivas para a avaliação do metabolismo e diagnóstico de condições patológicas relacionadas com diversas doenças metabólicas altamente incidentes, nomeadamente diabetes, obesidade, síndrome metabólica, inflamação aguda e crónica, entre outras.

No âmbito do EIT Health uma das regiões ‘InnoStars’ é localizada em Portugal e constituída pelo Instituto Pedro Nunes, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Universidade de Coimbra, Centro Hospitalar Lisboa Norte, Glintt, Universidade de Évora e Universidade de Lisboa. Um cluster de parceiros associados do programa EIT Health, que representa a indústria, a academia e as unidades de cuidados de saúde.