Programa Explorer na Universidade de Coimbra

Universidade de Coimbra, Banco Santander e Centro Internacional Santander Emprendimiento (CISE) lançam o primeiro Explorer Space do País. O programa Explorer cria as condições para que jovens desenvolvam projetos inovadores.

Edificio da Universidade de Coimbra, património mundial
Edificio da Universidade de Coimbra, património mundial. Foto: Rosa Pinto

O Programa Explorer tem como objetivo potenciar o talento jovem, o espírito empreendedor e o desenvolvimento de projetos inovadores num ambiente digital, aberto e colaborativo.

Os 22 participantes selecionados para o Explorer correspondem a 16 projetos inovadores. Os participantes vão beneficiar de formação gratuita durante cinco meses, e acesso ao Explorer Space da Universidade de Coimbra, um centro de ideation de alto rendimento, onde vão desenvolver as suas ideias de forma colaborativa, com outros empreendedores.

De acordo com a Universidade de Coimbra (UC) os participantes vão ainda receber apoio personalizado de uma rede de mais de 200 especialistas em inovação e modelos de negócios, podendo ter também acesso a 80 mil euros em prémios para acelerarem o desenvolvimento dos seus projetos.

Depois da formação e da mentoria do Programa é selecionado o melhor projeto do Explorer Space da Universidade de Coimbra, e o representante do projeto vencedor viaja para Silicon Valley, nos EUA, um ecossistema de inovação e empreendedorismo de referência mundial, com outros 53 empreendedores provenientes de todos os Explorer Spaces da rede.

O grupo vai visitar empresas tecnológicas obter assessoria em internacionalização e contactar investidores, indicou a UC em comunicado.

O Programa Explorer tem ainda associado o prémio ‘Woman Explorer Award’, um prémio a ser atribuído ao melhor projeto liderado por uma empreendedora. O prémio tem o valor de 20 mil euros e tem a colaboração da Fundação EY.

Outro dos prémios é o de inovação ‘Disruptive Technolgy Explorer Award’, patrocinado pelo INDRA, que apoiará o plano de negócios mais inovador com um financiamento de 3 mil euros e assessoria por parte de especialistas da Indraventures.

O Programa Explorer é uma iniciativa integrada na rede Santander Explorer e conta com a colaboração de mais de 150 instituições públicas e privadas como a Fundação EY, Indra, Secot e Netberry.