Programadores de Java reúnem-se na JNation em Coimbra

Primeira conferência portuguesa de Java decorre, a 19 junho, em Coimbra. A JNation reúne 500 entusiastas da linguagem Java e onde estão presentes especialistas da Google, Amazon, Microsoft, Oracle, Red Hat, entre outros.

Programadores de Java reúnem-se na JNation em Coimbra
Programadores de Java reúnem-se na JNation em Coimbra. Foto: Rosa Pinto

A JNation reúne programadores e empresas num evento internacional de Java. A primeira conferência portuguesa de linguagem de programação Java decorre 19 de junho, no Convento São Francisco, em Coimbra.

A conferência internacional dedicada à linguagem de programação Java e às tecnologias associadas reúne cerca de 500 especialistas e tem a organização do coletivo Coimbra JUG (Java User Group) em parceria com a associação alphaCoimbra e com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra.

O objetivo do encontro é proporcionar aos programadores e às empresas participantes acesso aos últimos desenvolvimentos e tendências futuras na área da engenharia de software. Participam como oradores alguns dos especialistas de topo, tais como: Ray Tsang da Google, Julio Faerman da Amazon Web Services, Bruno Borges da Microsoft, David Delabassée da Oracle, Rafael Benevides da Red Hat, Nicolas Frankel da SAP, Simon Maple da SNYK e Juergen Hoeller da Pivotal.

A organização indicou que “a adesão à JNation superou as expetativas” com “os bilhetes a esgotarem dois meses antes da realização da conferência”, e com “o interesse de várias empresas locais, nacionais e internacionais a associarem à iniciativa, entre as quais a Critical Software e a Celfocus.”

A JNation foi promovida pela organização “junto de várias comunidades locais de Java em cidades como Cork e Dublin, na Irlanda, e Vigo, Corunha e Madrid, em Espanha.”

A tecnologia Java é usada por mais de 10 milhões de profissionais, e é a linguagem de programação mais popular do mundo, como indica o índice da Tiobe, e está presente desde supercomputadores a sistemas integrados, bem como de sistemas de “cloud computing” à internet das coisas.

As tecnologias Java encontram-se nas aplicações da Banca, saúde, energia ou transportes e são em muitas outras áreas “a plataforma de eleição para resolver os mais diversos desafios.”

A linguagem Java estar a despertar grande interesse por parte de muitos programadores, dado o crescente instalação de empresas internacionais de desenvolvimento de aplicações informáticas em Portugal. A linguagem Java é uma “oportunidades de mercado” e de “investimento” profissional.