Projeção das eleições europeias a nível europeu

Primeira projeção sobre composição do novo Parlamento Europeu, baseada em sondagens à boca das urnas publicadas em 11 países e intenções de voto pré-eleitorais em 17 Estados-Membros.

Projeção das eleições europeias a nível europeu
Projeção das eleições europeias a nível europeu. Fonte: PE

Projeção sobre composição do novo Parlamento Europeu baseia-se em estimativas nacionais publicadas em 11 países (Áustria, Chipre, Alemanha, Irlanda, Malta, Países Baixos, Bulgária, Croácia, França, Dinamarca e Eslováquia) e em intenções de voto pré-eleitorais nos restantes 17 Estados-Membros.

As projeções de lugares na nova assembleia irão sendo atualizadas ao longo da noite, consoante os dados disponíveis nos Estados-Membros, devendo os resultados provisórios globais ser apresentados pelas 23h15 (hora em Bruxelas, menos uma em Lisboa).

Taxa de participação

Os dados preliminares indicam que a taxa de participação a nível europeu pode rondar os 51% (sem dados do Reino Unido, ainda não disponíveis), o que representa um aumento significativo na participação, sendo a taxa mais elevada dos últimos vinte anos. Dependendo dos resultados deste país, a participação pode variar entre 49% e 52%.