Projetos com participação portuguesa premiados pelo Conselho Europeu de Inovação

Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, Universidade de Aveiro e Instituto de Medicina Molecular, coordenam três dos quatro projetos inovadores reconhecidos com financiamento pelo Conselho Europeu de Inovação que envolvem portugueses.

Projetos com participação portuguesa premiados pelo Conselho Europeu de Inovação
Projetos com participação portuguesa premiados pelo Conselho Europeu de Inovação. Na imagem o INL, Braga. Foto: Rosa Pinto

O Conselho Europeu de Inovação (EIC, sigla em inglês), do âmbito do quadro do programa Horizonte 2020, sob a responsabilidade do Comissário Europeu Carlos Moedas, premeia quatro projetos de investigação que têm participação portuguesa.

Os projetos ChipAI, FishAI, NeuroStimSpinal e NOVIRUSES2BRAIN estão entre os 38 projetos de investigação que o EIC premiou, com um valor total de 124 milhões de euros. O financiamento é atribuído sob o Future and Emerging Technologies (FET Open) do EIC, que premeia tecnologias emergentes e de futuro.

Carlos Moedas, Comissário Europeu de Investigação, Ciência e Inovação, responsável pelo Horizonte 2020, referiu: “Apoiamos tecnologias disruptivas que são fundamentais para revelar muitos dos segredos que nos podem trazer uma sociedade e um futuro melhores. Estamos a investir em ideias inovadoras e nas pessoas que estão por detrás delas. É com este investimento que vamos criar novos mercados no futuro.”

Os projetos agora premiados têm os seguintes participantes portugueses:

Projeto ChipAI envolve oito entidades incluindo o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), que coordena o projeto, e a FCIENCIAS.ID – Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências. Com um financiamento de 3.892.005,00 euros;

Projeto FishAI envolve 6 participantes e inclui na investigação a empresa portuguesa Biofabics, lda. Com um financiamento de 2.998.650,00 euros;

Projeto NeuroStimSpinal envolve 7 entidades participantes, incluindo a Universidade de Aveiro, que coordena o projeto, e as empresas portuguesas Graphemest SA e a Stemmatters, Biotecnologia e Medicina Regenerativa, SA. O financiamento é de 3.503.922,50 euros;

Projeto NOVIRUSES2BRAIN envolve três participantes sendo coordenado pelo Instituto de Medicina Molecular da Universidade de Lisboa. Com um financiamento de 4.238.868,75 euros.

O Conselho Europeu de Inovação recebeu, na primeira ‘CALL’ de financiamento, ao FET Open, 375 propostas e atribuiu financiamento 38 projetos que envolvem 236 entidades de 23 países europeus.