Projetos de energia renovável em Portugal e Espanha recebem apoio da União Europeia

Aquila Clean Energy recebe financiamento de mil milhões de euros do Banco Europeu de Investimento com apoio do programa InvestEU, para desenvolver e construir mais de 50 projetos de energias renováveis em Portugal e Espanha.

Projetos de energia renovável em Portugal e Espanha recebem apoio da União Europeia
Projetos de energia renovável em Portugal e Espanha recebem apoio da União Europeia. Foto: Rosa Pinto

Projetos de energia renovável da Aquila Clean Energy em Portugal e Espanha, avaliados em mais de 2 mil milhões de euros, já têm assegurado financiamento de mil milhões de euros, com apoio do programa da União Europeia, InvestEU. O financiamento vai permitir o desenvolvimento e construção de projetos em Portugal, nas regiões de Setúbal, Coimbra, Évora e Leiria, e na Espanha nas regiões de Castela e Leão, Comunidade Valenciana, Andaluzia, Cantábria, Castela-A-Mancha e Múrcia.

Os mais de 50 projetos de energia solar fotovoltaica e energia eólica “onshore” têm uma capacidade total de produção de eletricidade de 2,6 gigawatts, o equivalente ao consumo anual de cerca de 1,4 milhões de lares. Estes projetos terão um rendimento estimado de 5,3 terawatts/hora por ano.

Esta operação de financiamento está alinhada com as metas da União Europeia na área das energias renováveis e tem o objetivo de apoiar Portugal e Espanha no cumprimento das metas de redução das emissões de gases com efeito de estufa.

Neste caso a grande maioria dos investimentos vai ser feita nas regiões prioritárias de coesão do Banco Europeu de Investimento (BEI), ou seja, 91%, de acordo com o pipeline do projeto. Um investimento que desta forma vai apoiar a recuperação económica nestas regiões que foram particularmente afetadas pela pandemia COVID-19.

O financiamento de mil milhões de euros é composto por um crédito de 400 milhões de euros do BEI – suportado por uma garantia orçamental da UE ao abrigo do InvestEU – e por 600 milhões de euros de um consórcio de bancos comerciais. Os restantes de um total de mais de 2 mil milhões de euros envolvidos no projeto provém de fundos geridos pela Aquila Capital e a partir do capital da empresa.