Projetos de tecnologias limpas em Portugal aprovados para Fundo de Inovação Europeu

Fundo de Inovação da União Europeia vai financiar com 3,6 mil milhões de euros projetos de tecnologias limpas de grande escala. H2Sines.Rdam e GREENH2ATLANTIC são dois projetos, a desenvolver em Portugal, que recebem financiamento.

Projetos de tecnologias limpas em Portugal aprovados para Fundo de Inovação Europeu
Projetos de tecnologias limpas em Portugal aprovados para Fundo de Inovação Europeu. Foto: Rosa Pinto

A Comissão Europeia atribui, hoje, 13 de julho, mais de 3,6 mil milhões de euros do Fundo de Inovação a 41 projetos de tecnologias limpas de grande escala. Dois dos projetos são desenvolvidos em Portugal.

O financiamento do Fundo de Inovação da União Europeia provem das receitas do comércio de licenças de emissão. Os projetos a financiar são centrados no Plano REPowerEU e na eliminação progressiva das importações europeias de combustíveis fósseis russos, e abrangem uma vasta gama de indústrias, como o cimento, o aço, os biocombustíveis avançados, os combustíveis de aviação sustentáveis, a energia eólica e solar ou o hidrogénio renovável.

O financiamento nestes projetos irá contribuir para a ecologização de setores importantes da economia europeia, em especial os que são difíceis de descarbonizar.

Os projetos selecionados estão localizados em 15 Estados-Membros da União Europeia: Áustria, Bélgica, Croácia, Chéquia, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Irlanda, Itália, Países Baixos, Portugal, Espanha e Suécia, bem como na Noruega.

Os projetos apoiados pelo Fundo de Inovação deverão entrar em funcionamento antes de 2030 e terão potencial para evitar 221 milhões de toneladas de emissões de CO2 nos seus primeiros 10 anos de funcionamento.

Os dois projetos a decorrer em Portugal são: H2Sines.Rdam e GREENH2ATLANTIC. Estes projetos foram selecionados na sequência do terceiro convite à apresentação de projetos de grande escala, abrangendo quatro temas: descarbonização geral, eletrificação industrial e hidrogénio, fabrico de tecnologias limpas, bem como pilotos de média dimensão.

O projeto H2Sines.Rdam vai demonstrar o potencial da utilização de hidrogénio líquido (LH2) e o transporte de energia renovável de baixo custo de Portugal para a Holanda, permitindo a descarbonização de mobilidade, incluindo o transporte rodoviário pesado, aviação e transporte marítimo.

O projeto irá construir um eletrolisador de 400 MW, uma unidade de liquefação de grande escala e instalações de exportação, e armazenamento de hidrogénio líquido no Porto de Sines para entregar hidrogénio líquido verde via navio de célula de combustível para o terminal de importação em Roterdão. Além disso, será construída nova capacidade solar em Portugal, e será adquirida mais energia eólica através de Contratos de Compra de Energia.

O projeto GREENH2ATLANTIC irá desenvolver e demonstrar um novo, escalável e flexível sistema de produção de hidrogénio líquido verde de 96 MW, usando tecnologia alcalina pressurizada.

A eletricidade necessária para a produção de hidrogénio será fornecida por novas unidades de energia solar e mais capacidade eólica.