Proposta do Governo de novos Estatutos não altera internato médico

Proposta de novos Estatutos da Ordem dos Médicos não altera o internato médico ou formação pós-graduada. Os estágios atualmente previstos não fazem parte da proposta por terem sido considerados desadequados.

Proposta do Governo de novos Estatutos não altera internato médico
Proposta do Governo de novos Estatutos não altera internato médico

A proposta de revisão dos Estatutos da Ordem dos Médicos, a ser submetida à Assembleia da República, não introduz qualquer alteração no modelo de desenvolvimento pós-graduado da profissão médica, que tem como pilar a realização do internato médico, refere em nota á imprensa o Ministério da Saúde (MS).

O MS lembra que nos atuais Estatutos da Ordem dos Médicos, em vigor há vários anos, consta como mecanismo alternativo à frequência do internato médico, os estágios. No entanto, “esse mecanismo não tem sido utilizado e pode ser considerado obsoleto”.

Dada a desadequação dos estágios, a proposta do Governo não inclui os estágios. Esta supressão refere o MS, “teve parecer favorável da Ordem”. Para o MS a proposta de revisão dos Estatutos da Ordem dos Médicos dá “continuidade do internato médico, como modelo de desenvolvimento profissional dos médicos, de acesso à autonomia de exercício da sua atividade e aos títulos de especialista”.