
O Conselho da União Europeia decidiu prorrogar até 31 de agosto de 2027, os mandatos do Representante Especiais da União Europeia (UE), Johan Borgstam, para a região dos Grandes Lagos, e de Magdalena Grono, Representante Especiais da UE para o Cáucaso do Sul e a crise na Geórgia.
Os Representantes Especiais da UE são propostos pelo Alto Representante da UE para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança e nomeados pelo Conselho da UE para promover as políticas e os interesses da UE em regiões e países específicos, bem como questões de particular preocupação ou interesse para a UE. Desempenham um papel ativo nos esforços para consolidar as reformas, a estabilidade e o Estado de Direito.
Os primeiros Representantes Especiais da UE foram nomeados em 1996. Atualmente, onze Representantes Especiais da UE apoiam o trabalho da Alta Representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Kaja Kallas.
O português João Cravinho é Representante Especial da UE para o Sahel.
Kajsa Ollongren é a Representante Especial da UE para os Direitos Humanos.
Aivo Orav é o Representante Especial da EU para o Kosovo.
Luigi Di Maio é o Representante Especial da UE para o Processo de Paz no Médio Oriente.
Peter Sørensen é o Representante Especial da UE para o Diálogo Belgrado-Pristina e outras questões regionais dos Balcãs Ocidentais.
Luigi Soreca é o Representante Especial da UE na Bósnia e Herzegovina.
Annette Weber é a Representante Especial da UE para o Corno de África.
Eduards Stiprais e o Representante Especial da UE para a Ásia Central.













