Quase 11% das mulheres portuguesas tem diabetes

Diabetes afeta 10,9% das mulheres, em Portugal. A OMS aponta que no mundo, em 2030, haja 313 milhões de mulheres com diabetes. Números para refletir no Dia Mundial da Diabetes, sobre o lema ‘Mulheres e a Diabetes: Direito a um Futuro Saudável’.

Dia Mundial da Diabetes
Dia Mundial da Diabetes. Foto: DR

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 199 milhões de mulheres em todo o mundo vivam com diabetes, um número que, indica, irá aumentar ainda mais, devendo chegar aos 313 milhões até 2020.

Em Portugal, 10,9% das mulheres têm diabetes. A diabetes afeta homens e mulheres, mas há algumas especificidades no feminino que importa realçar, alerta a Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI). A dimensão dos números levaram, este ano, a ser adotado o lema ‘Mulheres e a Diabetes: Direito a um Futuro Saudável’ para o Dia Mundial da Diabetes, que se assinala a 14 de novembro.

Diabetes gestacional aumenta risco da doença

“Mais de 15% das grávidas portuguesas têm diabetes gestacional”, referiu Estevão Pape, Coordenador do Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus (NEDM) da SPMI”, e embora seja um problema que normalmente termina quando o bebé nasce, no entanto, aumenta o risco da mãe vir a ser diabética no futuro. O especialista explicou que “há uma memória que fica. E se a mulher tiver história familiar da doença ou se aumentar de peso, o risco de vir a ter diabetes é maior”, em que uma em cada duas mulheres com diabetes gestacional terá diabetes mellitus.

Médicos internistas envolvidos no tratamento da diabetes

A diabetes é uma doença na qual os médicos internistas estão altamente envolvidos e empenhados no seu tratamento através da sua atividade hospitalar e em consultas diferenciadas, em especial porque a sua prevalência não tem parado de aumentar no nosso país, existindo mesmo consultas de Diabetes e Gravidez em muitas unidades hospitalares, da responsabilidade destes especialistas.

Como referiu a SPMI, os internistas são de entre os médicos os que têm uma grande preocupação com a diabetes e por outro lado a medicina interna é uma especialidade chave no acompanhamento de pessoas com diabetes em ligação com a medicina geral e familiar, dado que ambas estão no contacto direto com a pessoa com diabetes.

“Nos Serviços de Medicina Interna mais de 30% dos doentes internados são diabéticos o que traz enorme responsabilidade” para os médicos internistas, indicou a SPMI.

Portugal com um milhão e meio de diabetes

Estevão Pape indicou que “a diabetes é uma doença com uma prevalência enorme em Portugal. Estima-se um milhão de pessoas diagnosticadas, às quais se juntam outras 500 mil que não sabem que têm a doença”. Uma situação que levou o especialista a referir que “é essencial estar atento, consultar regularmente um médico, procurar ter estilos de vida saudáveis. As pessoas têm que ter cuidado para não se deixarem aumentar de peso, controlar a sua pressão arterial, ter atenção ao colesterol…”.

No Dia Mundial da Diabetes, Estevão Pape vem alertar que “é preciso que a população em geral esteja atenta, assim como os organismos que tutelam a saúde e a classe médica, porque a diabetes afeta grande parte da população e é muito fruto da desatenção”.

De acordo com a Federação Internacional da Diabetes, a diabetes é a nona causa de morte entre mulheres a nível global, estando na origem de 2,1 milhões de óbitos todos os anos. A doença é “resultado das condições socioeconómicas, pois são muitas as mulheres e meninas com diabetes obrigadas a enfrentar barreiras ao acesso à prevenção, deteção precoce, diagnóstico, tratamento e cuidados de saúde, sobretudo nos países em vias de desenvolvimento.”