Queda de avião russo no Mar Negro sem sobreviventes

Queda de avião russo, um Tupolev Tu-154, no Mar Negro, faz 92 mortos, a maioria do coro Alexandrov Ensemble, jornalistas e a ativista humanitária Elizaveta Glinka. O coro ia atuar na base Hmeimim no Natal.

Queda de avião russo no Mar Negro sem sobreviventes
Queda de avião russo no Mar Negro sem sobreviventes. Tipo de avião igual ao da queda. Foto: Wikipedia/Kirill Naumenko

“Estou profundamente chocado com o desastre do Tu-154 sobre o Mar Negro”, diz Dmitry Medvedev, Primeiro-Ministro russo, na mensagem de condolências a todas as famílias na sequência da queda do avião, em que morreram a totalidade das 92 pessoas a bordo.

Dmitry Medvedev acrescenta que “esta terrível tragédia custou a vida de pessoas, cheias de força e planos. Entre as vítimas – jornalistas, soldados e músicos do famoso conjunto Alexandrov Ensemble”.

“As circunstâncias do incidente serão exaustivamente investigadas” prometeu o Primeiro-Ministro russo.

De acordo com comunicado do Governo russo, no sítio Web, é indicado que foi já criado um Governo de catástrofe (Comissão), presidido pelo Ministro dos Transportes da Federação Russa, para auxiliar as famílias das vítimas do acidente que teve lugar a 25 de dezembro de 2016, perto da cidade de Sochi, bem como dar assistência para se conhecerem as causas da catástrofe.

O avião, um Tupolev Tu-154B-2, desapareceu sobre o Mar Negro pelas 5h40 locais, 2h40 em Lisboa, depois de ter reabastecido num aeroporto perto de Sochi, e que tinha como destino a base russa de Hmeimim, em Latakia, na Síria. No avião seguiam ao todo 92 pessoas, sendo 84 passageiros e 8 tripulantes.

O Ministério da Defesa russo já publicou a lista das pessoas abordo, verificando-se que a maioria pertencia ao coro oficial das Forças Armadas russas, Alexandrov Ensemble, jornalistas e a ativista humanitária Elizaveta Glinka.

De acordo com um comunicado do Ministério da Defesa russo, helicópteros enviados a partir de Sochi já encontraram “fragmentos do casco do avião Tu-154” a cerca “de 1,5 quilómetros da costa do Mar Negro de Sochi a uma profundidade de 50-70 metros”.

O Ministério da Defesa informou ainda que estão envolvidas na operação cerca de 3 mil operacionais numa área alargada do ponto da presumível queda. Na operação estão envolvidos 32 navios e 80 mergulhadores, veículos aéreos não tripulados (drones) e cinco helicópteros.

O Governo russo não descartou até agora nenhuma causa para o acidente, indicando que ainda é muito cedo para fazer qualquer afirmação definitiva. O Ministro dos Transportes da Federação Russa que preside à Comissão referiu que estão a ser analisadas várias teorias.

O Governo russo esclareceu que as equipas de resgate vão trabalhar durante a noite para procurar os restos do avião, com o auxílio de torres de iluminação a partir dos navios no local.

O Presidente russo, Vladimir Putin, acaba de anunciar que decretou o dia 26 de dezembro de 2016 como dia de luto nacional.