Quer lembrar-se dos sonhos? Tome vitamina B6

Estudo da Universidade de Adelaide concluiu que toma de suplementos de vitamina B6, antes de dormir, ajuda as pessoas a recordar os sonhos. Isto pode auxiliar a superar pesadelos, tratar fobias, resolver problemas criativos e aperfeiçoar habilidades motoras.

Quer lembrar-se dos sonhos? Tome vitamina B6
Quer lembrar-se dos sonhos? Tome vitamina B6. Foto: DR

Uma nova investigação da Universidade de Adelaide, na Austrália, descobriu que tomar vitamina B6 pode ajudar as pessoas a recordar os sonhos.

No estudo participaram 100 pessoas de toda a Austrália que tomaram altas doses de suplementos de vitamina B6 antes de dormir durante cinco dias consecutivos.

Denholm Aspy, da Faculdade de Psicologia da Universidade, envolvido na investigação, referiu: “Os nossos resultados mostraram que o grupo que tomou a vitamina B6 melhorou a capacidade de recordar sonhos em comparação com o grupo que tomou um placebo.”

O investigador acrescentou que “a vitamina B6 não afetou a vivacidade, o nível de bizarro ou cor dos sonhos, e não afetou outros aspetos de padrões de sono.” Foi a primeira vez que foi feito um “estudo sobre os efeitos da vitamina B6 e de outras vitaminas do complexo B em sonhos” e “num grupo grande e diversificado de pessoas.”

O estudo randomizado, duplo-cego, foi controlado com recurso a um placebo, enquanto os participantes tomaram 240mg de vitamina B6 imediatamente antes de se deitarem.

Os investigadores verificaram que “antes de tomar os suplementos, muitos dos participantes raramente se lembravam de seus sonhos, mas relataram melhorias até o final do estudo.”

Um participante envolvido no estudo, no final, referiu: “Parece que, com o passar do tempo, meus sonhos ficaram mais claros, claros e fáceis de lembrar. Eu também não perdi fragmentos com o passar do dia.

Outro dos participantes no estudo indicou: “Meus sonhos eram mais reais, mal podia esperar para ir dormir e sonhar!”

Denholm Aspy esclareceu: “A pessoa em média gasta cerca de seis anos da vida a sonhar. Se conseguirmos tornar os sonhos lúcidos e controlá-los, podemos usar nosso tempo de sonhar de forma mais produtiva.”

“O sonho lúcido é quando se sabe que está a sonhar enquanto o sonho ainda está acontecer, isso tem muitos potenciais benefícios. Por exemplo, pode ser possível usar sonhos lúcidos para superar pesadelos, tratar fobias, resolver problemas criativos, aperfeiçoar habilidades motoras e até ajudar na reabilitação de traumas físicos”, esclareceu o investigador.

Mas o investigador acrescentou que “para ter sonhos lúcidos, é muito importante primeiro recordar sonhos regularmente. Este estudo sugere que a vitamina B6 pode ser uma maneira de ajudar as pessoas a terem sonhos lúcidos”.

A vitamina B6 ocorre naturalmente em vários alimentos, incluindo cereais integrais, legumes, frutas, como banana e abacate, vegetais, como espinafre e batata, leite, queijo, ovos, carne vermelha, fígado e peixe.

Denholm Aspy concluiu que “é necessário investigar se os efeitos da vitamina B6 variam de acordo com o que é obtido da dieta. Se a vitamina B6 é eficaz apenas para pessoas com baixa ingestão dietética, seus efeitos sobre o sonho podem diminuir com a toma de um suplemento por um período prolongado.”