Rali Dakar: António Maio sobe mais três posições na geral

Piloto da Yamaha, António Maio, depois de resolver os problemas com a queda, na etapa de ontem, conseguiu subir nesta quinta etapa 50 posições e três posições na classificação geral, em motas, do Rali Dakar.

Rali Dakar: António Maio sobe mais três posições na geral
Rali Dakar: António Maio sobe mais três posições na geral. Foto: DR

Depois da queda verificada na quarta etapa, o piloto António Maio teve de partir hoje da 88ª posição, mas nesta quinta etapa do Rali Dakar 2020, que se realiza na Arábia Saudita, melhorou significativamente a sua prestação ao terminar no 32º lugar. Uma recuperação de mais de 50 posições que lhe permitiu, após os 353 km disputados ao cronómetro, subir três posições na classificação geral onde ascendeu ao 16º lugar em G2 e 33º lugar absoluto.

O mecânico que acompanha o piloto de Borba, Bruno Pires, trabalhou arduamente para deixar a Yamaha de competição em condições para enfrentar mais um exigente setor seletivo que permitiu ao capitão da GNR rolar de novo a um excelente ritmo.

António Maio, piloto apoiado pela Marcolino Sebo, mostrou-se muito satisfeito com o resultado alcançado, e no final da etapa referiu: “Hoje correu bem. Já sabia que ia ser um dia difícil porque parti muito para trás e passei cerca de 50 pilotos numa pista que tinha muito pó e foi de facto difícil conseguir imprimir um bom ritmo. Depois a partir do km 150 começámos a apanhar zonas de areia, onde não havia tanto pó, e aí consegui andar mais depressa. Não tive nenhuma queda o que é muito importante para mim. Amanhã vou partir mais à frente o que me vai ajudar a ficar numa posição onde o andamento é mais homogéneo até porque vamos enfrentar uma das etapas mais longas deste rali, temos pela frente uma especial com 490km e uma ligação de 300, por isso vai ser um dia bastante complicado”.

Amanhã, a sexta etapa do Dakar 2020 será uma das mais longas de toda a prova. Vão ser 478 km disputados ao cronómetro numa etapa que vai ligar Ha’il a Riyadh. A mudança de paisagem será radical. A etapa será 100% composta por areia e fora de pista. Após uma primeira parte relativamente rápida, os melhores pilotos a nível técnico terão vantagem nas dunas, especialmente aqueles que aperfeiçoaram as suas habilidades no deserto do Sahara.