Rali Dakar: Queda danifica mota a António Maio

Piloto António Maio sofre queda nos primeiros quilómetros da etapa de hoje no Rali Dakar. A queda sem consequências físicas para o piloto, danificou volante e braço oscilante da mota. António Maio terminou a jornada com descida para o 36º lugar da geral das motas.

Rali Dakar: Queda danifica mota a António Maio
Rali Dakar: Queda danifica mota a António Maio. Foto: DR

Ao quilómetro 30 da quarta etapa do Rali Dakar 2020 que se disputou hoje entre Neom e Al-`Ula, na Arábia Saudita, o piloto António Maio sofreu uma queda, sem quaisquer consequências para a sua saúde, mas que acabou por deixar a Yamaha bastante danificada, com o volante e braço oscilante da mota partidos. O piloto de Borba encontrou uma solução provisória que lhe permitiu fazer cerca de 400 km e terminar a especial de 459km.

Os objetivos do piloto para este Dakar 2020 podem ter ficado um pouco comprometidos uma vez que António Maio desceu para o 36º posto da classificação geral das motas. Mas António Maio não desanimou e mostrou vontade de tentar encontrar uma solução, em conjunto com o mecânico, para conseguir arrancar para a especial de amanhã, tendo afirmado: “Hoje não foi um dia fácil. Tive uma queda logo ao quilometro 30 da especial que fisicamente não me afetou, mas que deixou a mota muito maltratada porque andou aos trambolhões nas pedras e foi difícil conseguir colocá-la novamente a andar. Fiz os possíveis para a arranjar. Coloquei umas cintas no volante e assim consegui chegar ao acampamento. Foi uma grande vitória ter chegado ao fim desta especial que foi bastante dura”.

Amanhã realiza-se a quinta etapa do Dakar 2020 que vai conduzir os concorrentes a um percurso predominantemente dominado pela areia onde as rochas gigantescas servirão como pontos de referência para evitar erros de navegação. Neste dia 9 de janeiro, a etapa terá 353 km cumpridos ao cronómetro, as descidas acentuadas vão obrigar a dar uso a técnicas de condução ainda mais avançadas.