Rallye du Maroc 2019: Mário Patrão continua a bom ritmo

Mário Patrão concluiu hoje com sucesso a segunda parte da etapa supermaratona, a mais exigente deste Rallye du Maroc. O piloto realizou o 23º tempo de entre um total de 61 Pilotos inscritos.

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Rallye du Maroc 2019: Mário Patrão continua a bom ritmo
Rallye du Maroc 2019: Mário Patrão continua a bom ritmo

O piloto Mário Patrão na etapa de hoje, no Rallye du Maroc, com três setores seletivos de 79,80 km, 210,80 km e 72,38 km, já não partiu para a derradeira especial, o piloto viu anulada a especial por questões de segurança, tendo ainda assim e no total, percorrido, no dia de hoje, mais de 500 km. Foram mais de cinco horas aos comandos da KTM 450 Rally, a mesma com que vai disputar o Dakar 2020. Um dia em que se fez sentir um forte calor.

A condicionar a performance dos pilotos na etapa de hoje esteve também uma alteração ao nível dos road book que, ao contrário do habitual, foram entregues pouco antes do arranque para a especial do dia e que, por isso, não permitiu o estudo prévio das notas por forma a rolar com maior segurança e rapidez. O ritmo cauteloso manteve-se também na segunda especial cronometrada quando o piloto teve de fazer face a um problema mecânico.

À chegada ao bivouac Mário Patrão explicou “Só tivemos contacto com o road book 10 a 15 minutos antes de partir para a etapa, o que significa que ao contrário do habitual não conseguimos fazer um estudo prévio dos perigos e assinalá-los como achamos mais conveniente e até decorá-los, como muitas vezes acontece. A nossa cabeça já está formatada para estas situações e há muitos perigos e notas que acabamos mesmo por decorar. Desta forma tivemos de navegar à vista, o que aumenta o nível de insegurança e obriga a uma maior prudência no ritmo que se imprime. Os perigos aparecem na hora e é preciso fazer face a isso. Ainda relativamente a este assunto há outro fator: cada piloto tem a sua forma de marcar o road book e está habituado ao seu método há anos. Quando é entregue o documento com outras cores e marcado de outra forma, mesmo que se queira fazer alterações já não é possível, não há tempo. Depois já quando disputava o segundo setor cronometrado, a mota ficou sem o travão de trás, o que me obrigou a uma navegação mais cautelosa”.

Amanhã, o piloto apoiado pelo Crédito Agrícola, BAHCO, GRAB & GO, LUSÍADAS SAÚDE e Câmara Municipal de Seia disputa a quarta etapa do Rallye du Maroc e a última em Erfoud que será composta por um total de 508,30 quilómetros dos quais 408,53 serão disputados ao cronómetro. No dia seguinte a comitiva já deverá regressar a Fez.

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