Reabertura da igreja de São Miguel do Castelo em Guimarães

Igreja de São Miguel do Castelo, em Guimarães, reabre após alguns meses num processo de reabilitação. A igreja de 1239 terá servido de local de batismo do rei de Portugal, D. Afonso Henriques.

Reabertura da igreja de São Miguel do Castelo
Reabertura da igreja de São Miguel do Castelo. Foto: DR

Após obras de reabilitação, que decorreram durante alguns meses, a igreja de São Miguel do Castelo, em Guimarães reabre amanhã, dia 12 de julho, ao público no horário habitual, entre as 10h00 e as 18h00, com a última entrada às 17h30m.

A Igreja de São Miguel do Castelo, construída em 1239 pela Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira, e classificada como Monumento Nacional, situa-se junto ao Castelo de Guimarães. Um edificado de pequenas dimensões, em estilo românico, mas que parece prenunciar em alguns aspetos a ascensão do gótico.

De acordo com alguma documentação é indicado que foi nesta pequena igreja batizado o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques. Este ato histórico não está devidamente garantido, dado que o templo data do século XIII. No entanto a igreja guarda a pretensa pia batismal que terá sido utilizada na cerimónia de batismo.