Recuperação da muralha da Fortaleza de Valença está a concurso

Obra de recuperação do pano da muralha da Fortaleza de Valença lançada a concurso, pela Camara Municipal de Valença, com preço base de 1 milhão e 600 mil euros. A obra vai respeitar o método construtivo e as características de construção originais.

Recuperação da muralha da Fortaleza de Valença está a concurso
Recuperação da muralha da Fortaleza de Valença está a concurso. Foto: DR

A obra de Recuperação da Fortaleza de Valença foi lançada a concurso. Uma empreitada com um preço base de 1 milhão e 600 mil euros e um prazo de execução de 270 dias.

A obra de empreitada lançada pela Câmara Municipal de Valença (CMV) vai permitir recuperar o pano de muralha da Fortaleza de Valença, que colapsou com as fortes chuvas de 1 de janeiro deste ano.

“Após longos meses de trabalho, é possível lançarmos, finalmente, esta obra a concurso. Esperamos, depois, começar os trabalhos com a maior brevidade possível de forma a termos de volta o nosso ex-libris com todo o seu esplendor”, referiu o Presidente da Câmara de Valença, José Manuel Carpinteira.

A CMV referiu que ao longo dos últimos meses, as equipas técnicas especializadas estudaram, avaliaram e projetaram a melhor solução para recuperar a muralha e permitir que o processo avance, tendo merecido a aprovação da Direção Regional da Cultura do Norte (DRCN) e o parecer favorável da Direção Geral do Património Cultural (DGPC).

Os trabalhos previstos de intervenção na muralha respeitam o método construtivo e as características de construção originais, de finais do século XVII e inícios do século XVIII, e asseguram que o pano de muralha mantenha a sua autenticidade.

A Fortaleza de Valença é monumento nacional desde 14 de março de 1928 e integra a Lista Indicativa de Portugal a Património Mundial da UNESCO, com a candidatura das “Fortalezas Abaluartadas da Raia”.