Refugiados: Uma família síria e quatro famílias iraquianas chegam a Portugal

Vinte e três refugiados provenientes da Turquia chegaram hoje a Portugal. Os refugiados são recebidos ao abrigo do Programa Nacional de Reinstalação. Trata-se de uma família síria e quatro famílias iraquianas.

Refugiados: Uma família síria e quatro famílias iraquianas chegam a Portugal
Refugiados: Uma família síria e quatro famílias iraquianas chegam a Portugal. Foto: © Rosa Pinto

Proveniente de Istambul, Turquia, um grupo de 23 cidadãos, beneficiários do estatuto de refugiado, e ao abrigo do Programa Nacional de Reinstalação, chegou na tarde de hoje, 3 de julho, a Portugal.

O grupo de refugiados é composto por uma família síria e quatro famílias iraquianas. Estas famílias são acolhidas pela Cruz Vermelha Portuguesa e pela União das Misericórdias Portuguesas na Covilhã, Oliveira de Azeméis, Matosinhos, Figueira da Foz e Vale do Tejo, indica comunicado da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa e do Ministro da Administração Interna.

No âmbito do Programa Voluntário de Reinstalação do ACNUR e da Comissão Europeia chegaram a Portugal 217 pessoas, 85 provenientes da Turquia e 132 do Egito.

O comunicado dos dois ministros indica que “o acolhimento e a integração das pessoas refugiadas têm sido uma prioridade do Governo, num esforço contínuo que envolve Estado central e autarquias locais, bem como entidades públicas e privadas, e que tem sido reconhecido pela ONU, pela Organização Internacional das Migrações, pela União Europeia e pelo Conselho da Europa”.

Portugal tem participado ativamente “no esforço europeu de acolhimento aos refugiados, através do apoio às propostas da Comissão Europeia no sentido da construção de uma política europeia de asilo comum, que seja assente nos princípios da responsabilidade e solidariedade, no respeito pela dignidade da pessoa humana e no combate ao tráfico de seres humanos”.