Regadio: recuperação de 5 regadios tradicionais envolve 400 mil euros

Regadio do Soutelo, em Águeda, de Montedouro e da Foz, da Vizinhança da Balança, da Levada de Cima de Cabaninhas, em Terras de Bouro, e Regadio da Levada de Enxurigo, no Concelho de Amares, vão ser recuperados, envolvendo 400 mil euros.

Regadio: recuperação de 5 regadios tradicionais envolve 400 mil euros
Regadio: recuperação de 5 regadios tradicionais envolve 400 mil euros. Foto: TVEuropa

O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, homologou os projetos de recuperação de 5 regadios tradicionais, situados na região Norte. Trata-se do Regadio do Soutelo, no concelho de Águeda, do Regadio de Montedouro e da Foz, do Regadio da Vizinhança da Balança, do Regadio da Levada de Cima de Cabaninhas, em Terras de Bouro, e do Regadio da Levada de Enxurigo, no Concelho de Amares.

Os projetos corresponde dos 5 regadios envolve um investimento público global de cerca de 400 mil euros, e vai beneficiar 170 explorações, numa área de 100 hectares. O objetivo é recuperar e tornar os regadios mais eficientes no uso da água.

O Ministério da Agricultura indicou que até agora o número de projetos aprovados no âmbito do Programa Nacional de Regadios (PNRegadios) foi de 325, a que corresponde um financiamento público de 347 milhões de euros a fundo perdido, que será executado até 2023.

O programa PNRegadios, cuja primeira fase está já em execução, tem como objetivo mitigação dos efeitos das alterações climáticas sobre a agricultura, dotando o país de mais reservas de água e de melhores e mais eficientes sistemas de aproveitamento.

O PNRegadios tem também como objetivo aumentar a produtividade e a competitividade da agricultura nacional, contribuindo para o aumento das exportações e para a substituição de importações por produção nacional.

Até 2023 deverá estar concluída primeira parte do PNRegadios, com a criação de 100 mil novos hectares de regadio, a que corresponde um investimento público de 560 milhões de euros e a criação de mais de 10.500 novos postos de trabalho permanentes.