Região Norte aumenta descontos para Segurança Social

Relatório do 3º trimestre ‘Norte Conjuntura’, da CCDRN, indica que emprego na Região cresceu 3,5% puxado pela indústria transformadora, alojamento, restauração e similares. Um aumento que se refletiu em mais descontos para a segurança social.

Região Norte aumenta emprego
Região Norte aumenta emprego. Foto: Rosa Pinto/arquivo

O emprego na Região Norte cresceu 3,5% no 3º trimestre em relação ao trimestre homólogo de 2016. Um crescimento que é inferior ao observado na primeira metade de 2017, em que no 2º trimestre tinha sido de 4,1%. Esta subida do emprego levou a um aumento dos descontos para a Segurança Social.

O crescimento do emprego é de acordo com o último relatório ‘Norte Conjuntura’, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), justificado pela criação de novos postos de trabalho na indústria transformadora, no alojamento, restauração e similares, no entanto o emprego diminuiu no sector primário e na construção.

O relatório indica que se verificou um aumento nos descontos para a segurança social e que essa subida foi mais acentuada no Cávado, no Tâmega e Sousa, no Ave e no Alto Tâmega, e um crescimento muito modesto nas Terras de Trás-os-Montes.

A taxa de desemprego da região norte situou-se nos 9,3%, tendo verificado uma queda quando comparado com o período homólogo e em relação ao trimestre anterior que se situou nos 9,5%. Uma taxa de desemprego acima da média nacional que se situou nos 8,5%.

Nos investimentos registou-se, na Região Norte, um abrandamento do crescimento nas importações máquinas e bens de capital, que se situou nos 6,6% quando no trimestre anterior tinha sido de 23,2% e no número de obras licenciadas que foi de 4,4%, quando no trimestre anterior o crescimento homologo tinha sido de 16,4%, enquanto no crédito à habitação atenuou-se a tendência negativa, com -1,7%.