Regiões Centro, Norte e Lisboa no grupo dos fortes inovadores regionais da Europa

Regional Innovation Scoreboard 2019, da Comissão Europeia, classifica as Regiões Centro, Norte e Lisboa como fortes inovadores regionais. A região Centro é pela primeira vez classificada como forte inovadora, resultado do investimento em I&D.

Regiões Centro, Norte e Lisboa no grupo dos fortes inovadores regionais da Europa
Regiões Centro, Norte e Lisboa no grupo dos fortes inovadores regionais da Europa. Foto: © Rosa Pinto

A região Centro e a região Norte e Lisboa classificadas como regiões fortemente inovadoras pelo Regional Innovation Scoreboard, um painel de avaliação da inovação regional da Comissão Europeia que compara o desempenho dos sistemas de inovação em 238 regiões europeias de 23 estados-membros da União Europeia, bem como da Noruega, da Sérvia e da Suíça.

O Regional Innovation Scoreboard classifica as regiões em quatro grupos: líderes da inovação regional (“innovation leader”), fortes inovadores regionais (“strong innovation”), inovadores moderados (“moderate innovator”) e inovadores modestos (“modest innovator”).

É a primeira vez que a região Centro atinge a classificação de forte inovadora regional e para Ana Abrunhosa, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), “este é o resultado da elevada dinâmica do sistema científico e tecnológico regional em parceria com as empresas da região. Os apoios do Centro 2020/ Portugal 2020 nos projetos de Investigação e Desenvolvimento (I&D) e no investimento inovador têm sido fundamentais para este resultado. Estes dados mostram que a região Centro está no bom caminho, mas que é preciso continuar a apostar na investigação e na inovação”.

A região Centro e a região Norte foram classificadas pelo Regional Innovation Scoreboard como fortes inovadoras regionais, enquanto Portugal no seu todo recebeu a classificação inovador moderado. Das 73 regiões europeias fortemente inovadoras, o Centro encontra-se na 68ª posição. No ranking das 238 regiões europeias, o Centro ocupa agora a 105ª posição, correspondendo o seu desempenho a 91,6% da média da União Europeia, Lisboa atinge um desempenho de 94,6% e a posição 94, o Norte o desempenho de 92,7% e a posição 100 entre as regiões avaliadas.

Este estudo Regional Innovation Scoreboard avalia o desempenho dos sistemas de inovação através de um indicador compósito que integra 17 indicadores agrupados em quatro categorias principais:

condições-quadro que mede os principais impulsionadores do desempenho da inovação externos às empresas;
investimentos que capta o investimento público e privado na investigação e na inovação;
atividades de inovação que capta os esforços de inovação das empresas;
impactos que mede os efeitos das atividades de inovação das empresas.

Resultados do Regional Innovation Scoreboard em Portugal

Regiões Centro, Norte e Lisboa no grupo dos fortes inovadores regionais da Europa
Regiões Centro, Norte e Lisboa no grupo dos fortes inovadores regionais da Europa. Dados do Regional Innovation Scoreboard 2019.