Reguengos de Monsaraz comemora o 25 de Abril com programa diversificado

Reguengos de Monsaraz comemora o 25 de Abril com programa diversificado
Reguengos de Monsaraz comemora o 25 de Abril com programa diversificado. Foto: DR

O Programa comemorativo do 50.º aniversário do 25 de Abril em Reguengos de Monsaraz abriu com um ciclo de cinema dedicado ao tema, tendo já no dia 12 de abril sido exibido o filme “O Cônsul de Bordéus”. Um filme de 2011 realizado por Francisco Manso e João Correa em que Vitor Norte desempenha o papel de Aristides de Sousa Mendes, o diplomata português que ousou desafiar Salazar ao conceder mais de 30 mil vistos a refugiados, sobretudo judeus, perseguidos pelo regime da Alemanha nazi, durante a Segunda Guerra Mundial.

No dia 13 foi exibido o filme “A Hora da Liberdade”, uma ficção documental, emitida pela SIC em 1999, para assinalar os 25 anos do 25 de Abril. O filme da autoria de Emídio Rangel, Hayley Westenra, Rodrigo de Sousa e Castro e Joana Pontes que assegurou, igualmente, a realização, é uma recriação histórica que retrata os diversos acontecimentos que decorreram durante o golpe militar que originou a Revolução dos Cravos.

No dia 14 de abril, pelas 17h30, pode ser visto no auditório municipal o filme “O Mal-Amado”, de Fernando Matos Silva. Uma longa-metragem de 1973 que foi o último filme português a ser proibido pela censura e o primeiro filme português a ser estreado depois do 25 de Abril.

No dia 19 de abril, às 18h00, no Auditório António Marcelino da Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz decorrerá um debate intitulado “Histórias do 25 de Abril”, moderado por Maria Zozaya-Montes, investigadora do CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora.

No dia 24 de abril, pelas 21h30, no auditório municipal, irá decorrer o espetáculo de marionetas e música “Arte pela Democracia – Histórias do 25 de Abril”, com a Companhia Maurioneta, Versátil Ensemble, Coro Intergerações da Fénix, Tomba-lobos e Tomba-lobinhos.

No dia 25 de abril, pelas 9h30, decorrerá a cerimónia de Içar das Bandeiras do Município, de Portugal e da União Europeia nos Paços do Concelho. Na cerimónia, a Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense interpretará os Hinos do Município, de Portugal e da União Europeia, seguindo-se uma arruada pelas principais ruas da cidade.

No mesmo dia decorrerá a Cerimónia do Dia do Combatente para homenagear os soldados mortos na Grande Guerra e na Guerra Colonial decorrerá às 10h no Largo dos Combatentes. À mesma hora parte de S. Pedro do Corval a 46.ª Estafeta dos Cravos, que irá passar pelas 10h45 na Praça da Liberdade, em Reguengos de Monsaraz.

Às 11h00 na Praça da Liberdade, terá lugar a Sessão Solene da Assembleia Municipal comemorativa do 50.º Aniversário do 25 de Abril, com a participação da Banda Maria B, de Maria da Graça Antunes, estudante na Universidade de Évora, de Beatriz Miranda, José Pedro Grilo e Manuel Vogado, alunos do Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz e de um grupo de alunos do 1.º Ciclo do mesmo agrupamento.

Às 16h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho será lançado o livro “Memórias da minha vida”, de Victor Martelo, que foi presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz de 1977 a 2009 e foi condecorado em 2015 pelo Presidente da República, Cavaco Silva, com o Grau de Comendador da Ordem de Mérito. Um livro editado pela Mundobtuso com o apoio da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz.

Às 18h30, na Praça da Liberdade, haverá um espetáculo com o grupo Os Encanta Modas.

No dia 27 de abril, pelas 21h30, irá decorrer no auditório municipal o espetáculo musical “José Afonso, outros cantos e utopias”, com um quarteto composto por Francisco Naia (voz), Vitor Sarmento (voz e viola), Luís Pires (teclado e coros) e Ricardo Fonseca (violas de arame). No concerto serão recordadas 20 canções de José Afonso, acompanhadas com a projeção de imagens que evocam diferentes momentos da sua vida.

Ainda, de relevar que a exposição “A revolução e o que ela trouxe”, da Ephemera – Biblioteca e Arquivo de José Pacheco Pereira está patente desde o dia 2 de abril no Auditório António Marcelino da Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz. Esta mostra de materiais do arquivo Ephemera sobre o 25 de Abril de 1974, nomeadamente jornais, cartazes e panos de manifestações pode ser visitada até 28 de abril, de segunda-feira a sábado das 10h às 12h30 e entre as 14h e as 17h30.