Reino Unido com novas regras de entrada, em 2021

Acordo Reino Unido – União Europeia vai ajudar “a reprimir os criminosos e a levá-los à justiça” indicou a Ministra do Interior britânica. “Criminosos estrangeiros condenados a mais de um ano de prisão serão proibidos de entrar no Reino Unido”.

Reino Unido com novas regras de entrada, em 2021
Reino Unido com novas regras de entrada, em 2021. Foto: © Rosa Pinto

Sobre o acordo alcançado entre o Reino Unido e a União Europeia para um pós-brexit a Ministra do Interior do Reino Unido, Priti Patel, referiu que o novo acordo no que diz respeito à segurança “fará com que o Reino Unido continue a ser um dos países mais seguros do mundo”.

A ministra explicou que “foi acordada com a União Europeia (UE) uma série de capacidades de segurança rápidas e eficazes, que ajudarão a reprimir os criminosos e a levá-los à justiça”. Medidas que incluem:

acordos de extradição simplificados;

acordo que permite o intercâmbio rápido e eficaz de dados nacionais de ADN, impressões digitais e registo de veículos por meio do sistema Prüm para ajudar as agências de aplicação da lei na investigação de crimes e terrorismo;

continuação da cooperação operacional com a Europol e o Eurojust que refletem a escala da contribuição para essas agências;

possibilidade de intercâmbio rápido e eficaz de dados de registos criminais por meio de infraestrutura técnica compartilhada;

disposições que preveem a continuação das transferências de dados do registo de nomes dos passageiros para proteger o público contra crimes graves e terrorismo.

É a primeira vez que a UE chega a acordo com um país terceiro neste domínio. Isso garante que o Reino Unido possa trabalhar com seus homólogos em toda a Europa para combater crimes graves e terrorismo, protegendo o público e levando os criminosos à justiça.

A ministra Priti Patel disse ainda que a partir de 1 de janeiro de 2021 quer a União Europeia como o Reino Unido “têm ferramentas eficazes para combater crimes graves e terrorismo, protegendo o público e levando os criminosos à justiça”, e agora “também aproveitaremos esta oportunidade histórica para tornar o Reino Unido mais seguro e mais seguro por meio de controlos de fronteira mais firmes e justos”.

“A partir de 1 de janeiro de 2021, a liberdade de circulação terminará e entrarão em vigor regras de fronteira mais rígidas para criminosos (vindos) da UE entrarão em vigor. Com essas mudanças, criminosos estrangeiros condenados a mais de um ano de prisão serão proibidos de entrar no Reino Unido”, esclareceu Priti Patel.

A ministra acrescentou: “O Reino Unido também tornará mais difícil, para os criminosos, operar e contrabandear mercadorias ilícitas como armas e drogas para o país. A partir de julho de 2021, o Reino Unido começará a receber dados antecipados sobre todos os produtos vindos da UE para a Grã-Bretanha, algo que não era possível sob as regras da UE.”

“O Reino Unido também está a eliminar o uso de documentos de identidade não seguros usados ​​para entrar no Reino Unido. A partir de 1 de outubro de 2021, o Reino Unido recusar-se-á a reconhecer os cartões de identidade nacionais do EEE (todos os países da EU mais Liechtenstein, Noruega e Islândia) e da Suíça, que são alguns dos documentos mais inseguros e abusados ​​vistos na fronteira e frequentemente usados ​​por grupos do crime organizado.”

A ministra do Interior britânica concluiu referindo que o “Governo também está a dar à polícia mais poderes para proteger o público. A partir de 1 de janeiro de 2021, a polícia terá o poder de deter imediatamente fugitivos procurados por países parceiros, sem ter que solicitar primeiro um mandado de prisão no Reino Unido. Isso significa que os criminosos serão levados à justiça mais rapidamente”.