Reino Unido com orçamento em I&D para ser superpotência científica

Governo do Reino Unido define orçamento para investigação e desenvolvimento de 47,3 mil milhões de euros para o período de 3 anos, 2022 a 2025. O maior orçamento direto de sempre que deverá colocar o Reino Unido como uma superpotência científica.

Reino Unido com orçamento em I&D para ser superpotência científica
Reino Unido com orçamento em I&D para ser superpotência científica. Foto: © Rosa Pinto

O Reino Unido pretende tornar-se em superpotência científica, e para isso aumenta orçamento em Investigação e Desenvolvimento (I&D) para cerca de 47,3 mil milhões de euros para 2022-2025.

O Governo londrino indica que o investimento em I&D será especificamente direcionado para fortalecer as vantagens comparativas do Reino Unido, através do apoio às melhores ideias que possam tornar-se nas melhores inovações comerciais que garantam posição do Reino Unido como uma superpotência científica.

O orçamento inclui um total de 8,1 mil milhões de euros para alocar a programas da UE, referentes à associação do Reino Unido com o programa Horizon Europe, Euratom Research & Training e Fusion for Energy. No caso do Reino Unido não puder associar-se ao Horizon Europe, da União Europeia, o Governo indica que o financiamento irá para os programas de I&D do Reino Unido, incluindo o apoio a novas parcerias internacionais.

Uma proporção significativa do orçamento foi alocada para Investigação e Inovação do Reino Unido (UKRI), que receberá mais de 29,7 mil milhões de euros nos próximos 3 anos, atingindo mais de 10,5 mil milhões em 2024-2025, que é o seu nível mais alto e mais de 1,2 mil milhões do que em 2021-2022. Isso incluirá um aumento no financiamento dos principais programas Innovate UK em 66% para 1,3 mil milhão de euros em 2024-2025, para ajudar a conectar as empresas ao financiamento, capacidades e conexões necessárias para inovar e crescer.

O orçamento da Agência Espacial do Reino Unido também irá crescer para mais de 713,8 milhões de euros até 2024-2025, reconhecendo o facto de que o setor espacial líder mundial aumenta quase 19 mil milhões de euros ao PIB do Reino Unido, ao mesmo tempo que sustenta partes complementares da economia, incluindo finanças, logística e agricultura.

O Governo refere que “os ambiciosos planos de investimento em I&D” combinados com o “generoso programa de créditos fiscais em I&D, darão às empresas a confiança para investir” em I&D, após a pandemia, em que por cada 1 euro de gasto público em I&D alavanca uma média de mais 2 euros de investimento privado.