Reino Unido doa à Ucrânia mais 2,3 milhões de euros em equipamento médico

Reino Unido doa à Ucrânia mais 2,3 milhões de euros em equipamento médico
Reino Unido doa à Ucrânia mais 2,3 milhões de euros em equipamento médico

Mais de 2,3 milhões de euros em equipamentos médicos, incluindo ventiladores, bombas e monitores, foram doados à Ucrânia pelo governo do Reino Unido.

Para apoiar os hospitais na Ucrânia, o pacote de doações apoiará até 60 camas de cuidados intensivos. Inclui uma variedade de ventiladores, concentradores de oxigénio, bombas de sucção, monitores de pacientes, bombas volumétricas e umidificadores aquecidos.

Trata-se de equipamentos que são necessários e urgentes para as instalações da saúde na Ucrânia para tratamento dos cidadãos.

“O apoio do Reino Unido aos nossos amigos na Ucrânia é inabalável e queremos ajudar de todas as maneiras que pudermos. Esta doação apoiará os hospitais e baseia-se em entregas anteriores de medicamentos e equipamentos para salvar vidas.

Continuaremos a trabalhar em estreita colaboração com o Ministério da Saúde ucraniano e outros parceiros para garantir que a ajuda humanitária chegue às pessoas que mais dela necessitam, o mais rapidamente possível”, referiu a Victoria Atkins, Ministra da Saúde e Assistência Social, do Reino Unido.

A doação ocorreu na sequência de um pedido de ajuda do Ministro da Saúde ucraniano. A Ministra da Saúde e Assistência Social também se reuniu recentemente com a Primeira-dama da Ucrânia, a quem reiterou o apoio contínuo do governo do Reino Unido.

A esta doação soma-se aos mais de 416 milhões de euros em ajuda humanitária que o Reino Unido comprometeu desde o início da invasão da Ucrania. O apoio do Reino Unido contribui para uma resposta internacional que atingiu 11 milhões de pessoas na Ucrânia em 2023 e 15,8 milhões em 2022.