Reino Unido e Alemanha assinam contrato para artilharia militar de última geração

Reino Unido e Alemanha assinam contrato para artilharia militar de última geração
Reino Unido e Alemanha assinam contrato para artilharia militar de última geração. Foto: Wikipedia

O Reino Unido assinou um contrato de 52 milhões de libras ou cerca de 59,6 milhões de euros com a Alemanha para artilharia militar de última geração.

O contrato prevê que o Reino Unido receberá uma plataforma de demonstração de capacidade inicial de última geração do obús RCH 155, com mais duas unidades destinadas à Alemanha para testes conjuntos.

A peça de artilharia RCH 155 que é considerada uma solução para longo prazo equipar uma Plataforma Móvel de Artilharia do Exército Britânico. Atualmente, indicou o Ministério da Defesa Britanico, os soldados operam os 14 sistemas de artilharia Archer, que são a substituição temporária dos canhões AS90 doados à Ucrânia.

O obús RCH 155 montado num veículo blindado BOXER pode:

  • Disparar 8 tiros por minuto em deslocação a velocidades até 100 km/h.
  • Atingir alvos em qualquer direção sem precisar reposicionamento.
  • Percorrer 700 km sem reabastecer
  • Opera com apenas 2 tripulantes devido a automação de vanguarda.

Uma das principais caraterísticas diferenciadoras da artilharia tradicional, que precisa de parar para se posicionar antes de disparar, este sistema atira em movimento, tornando-o mais rápido e mais difícil de ser atingido por outras peças de artilharia.

O Exército Britânico em breve contará com novas peças de artilharia capazes de disparar em movimento. Isto baseia-se nas lições aprendidas na Ucrânia, permitindo que nosso Exército atinja alvos a 70 km de distância e se afaste rapidamente do fogo de resposta para poder disparar novamente”, afirmou, citado em comunicado, Luke Pollard, Ministro de Estado para a Prontidão e Indústria da Defesa.

O Ministro acrescentou: “A guerra na Ucrânia demonstrou a importância de poder disparar e deslocar-se rapidamente, e são essas lições que estão a orientar as nossas decisões de aquisição e a ajudar-nos a cumprir a Revisão Estratégica da Defesa.

O contrato também prevê que o Reino Unido e a Alemanha passem a partilhar dados e instalações de teste, garantindo a ambas os países obter equipamentos de classe mundial. Ambos os países estão acelerar os cronogramas de aquisição, ao mesmo tempo a reduzir custos e a proporcionar melhor custo-benefício para os contribuintes e maior capacidade para as Forças Armadas dos dois países.

O RCH 155 representa uma mudança radical na artilharia móvel, combinando poder de fogo devastador com a capacidade de reposicionamento rápido. Esta colaboração garante que os nossos soldados estarão equipados com tecnologia de ponta, ao mesmo tempo que reforça a interoperabilidade entre as forças do Reino Unido e da Alemanha, que é vital para a defesa coletiva da NATO”, afirmou, Edward Cutts, responsável sénior pelos equipamentos de fogo móveis no Exército Britânico.

O acordo contratual entre o Reino Unido e a Alemanha vai contribuir para empregos qualificados em toda a indústria de defesa do Reino Unido e é considerado importante no seio da OTAN, no novo contexto do cenário das politicas de defesa globais.