Reino Unido e Bélgica acordam reforço da cooperação energética

Acordo de cooperação energética entre o Reino Unido e Bélgica envolve uma nova interconexão de energia elétrica entre os dois países, hidrogénio e uso de energia eólica no Mar do Norte.

Reino Unido e Bélgica acordam reforço da cooperação energética
Reino Unido e Bélgica acordam reforço da cooperação energética. Foto: © Rosa Pinto

O Reino Unido e a Bélgica assinaram um memorando de entendimento para a cooperação no domínio da descarbonização e numa futura interconexão de energia elétrica entre os dois países.

O memorando assinado pelo Ministro da Energia do Reino Unido, Greg Hands, e o Ministro da Energia da Bélgica, Tinne Van der Straeten, em 23 de fevereiro, estabelece um acordo de cooperação energética que incluiu:

  • Uma nova interconexão elétrica de multiuso
  • Utilização de energia eólica offshore
  • Uso de hidrogénio de baixo carbono
  • Captura, uso e armazenamento de carbono

O Ministro da Energia do Reino Unido, Greg Hands, disse: “Já temos uma relação energética de longa data (com a Bélgica) e este acordo fortalecerá a segurança energética conjunta e reduzirá nossa exposição aos preços globais de energia.”

“A Bélgica e o Reino Unido assinaram um novo acordo de cooperação para construir uma segunda interconexão. A interligação elétrica existente, Nemo-Link, é uma das interligações com melhor desempenho do mundo. O novo link, que seria conectado à ilha de energia, é uma interligação híbrida. Esta dupla função significa que a energia pode ser trocada diretamente entre os 2 países e novos parques eólicos também podem ser conectados à rede”, referiu ministro belga da Energia, Tinne Van der Straeten.

“Liderar é mais lucrativo. Isso é comprovado pela produção de energia offshore da Bélgica, que está quebrando todos os recordes este mês e está tendo um efeito de queda nos preços. A nova interconexão encaixa-se no plano de transformar o Mar do Norte em uma grande unidade de energia sustentável.