Reino Unido exige teste COVID-19 negativo para entrada no país

Todos os que cheguem ao Reino Unido devem possuir certificado de teste à COVID-19 negativo. As companhias de transporte só podem transportar pessoas para o país com teste à COVID-19 negativo. Multas são de 562 euros em caso de infração.

Reino Unido exige teste COVID-19 negativo para entrada no país
Reino Unido exige teste COVID-19 negativo para entrada no país. Foto: © Rosa Pinto

O governo britânico anunciou que, a partir da próxima semana, todos as pessoas que cheguem ao Reino Unido de barco, avião ou comboio terão de apresentar um teste à COVID-19 negativo, até 72 horas antes de terem deixado o país em que estavam. Uma medida para ajudar na proteção contra as novas estirpes de coronavírus, como as identificadas na Dinamarca e na África do Sul.

Esta nova decisão do Governo é uma resposta às mudanças observadas na transmissão do vírus no Reino Unido e no mundo. O teste antes da partida vai permitir proteger a viagem e fornecer uma camada adicional de segurança contra casos importados de coronavírus além do autoisolamento obrigatório de 10 dias apos a chegada, ajudando a identificar pessoas que podem estar no momento infetadas e assim evitar que viajem para a Inglaterra.

Antes da partida, os passageiros deverão apresentar comprovativo de resultado negativo do teste COVID-19 às transportadoras, bem como o formulário de localização de passageiros. As Autoridades de Fronteira do Reino Unido vão realizar verificações pontuais na chegada à Inglaterra para garantir que os passageiros estejam em total conformidade com as medidas adotadas. Em caso de infração a multa imediata é de 500 libras o equivalente a cerca de 562 euros.

Foram suspensos temporariamente os voos provenientes da África do Sul para a Inglaterra devido a uma nova variante do coronavírus que se está a espalhar para algumas comunidades locais. As pessoas que viajam indiretamente da África do Sul devem isolar-se durante 10 dias.

Assim:

todas as chegadas internacionais à Inglaterra, incluindo cidadãos do Reino Unido, devem apresentar um teste COVID-19 negativo feito até 72 horas antes da partida;

os passageiros estarão sujeitos a uma multa imediata de 500 libras se não cumprirem os novos regulamentos sobre o teste antes da partida;

todos os passageiros que chegam de países que não estão na lista de corredores de viagens definidos pelo Governo deverão isolar-se por 10 dias, independentemente do resultado do teste;

os passageiros deverão ainda preencher um formulário de localização de passageiros e estarão sujeitos às restrições de bloqueio nacional.