Reino Unido lidera Força de Resposta Rápida da OTAN em 2024

Forças do Reino Unido assumem liderança da Força de Resposta Rápida da OTAN, a 1 de Janeiro de 2024, e coloca milhares de soldados em prontidão para poderem serem destacados

Reino Unido lidera Força de Resposta Rápida da OTAN em 2024
Reino Unido lidera Força de Resposta Rápida da OTAN em 2024

O Ministério da Defesa do Reino Unido indica que a liderança da Força de Resposta Rápida da OTAN é assumida pelo Reino Unido a partir de 1 de janeiro de 2024. A Task-force conjunta de Alta Prontidão da OTAN foi criada em 2014, após a decisão da Rússia de anexar, ilegalmente, a Crimeia.

O Reino Unido irá fornecer a maioria das forças, como o Allied Rapid Reaction Corps do Reino Unido a servir como comando do componente terrestre.

A liderança desta força da OTAN é alternada anualmente entre os membros da NATO. Assim, o Reino Unido substitui a Alemanha, que liderou a força em 2023. O Reino Unido já liderou anteriormente a força em 2017.

Para o Ministro da Defesa, Grant Shapps, o Reino Unido está no centro da OTAN. Ao liderar a Task-force conjunta de Alta Prontidão da OTAN, em 2024, “estamos a assumir outra posição de liderança na Aliança, enviando uma mensagem clara de que a Grã-Bretanha está a intensificar os compromissos de defesa global à medida que a OTAN entra no seu 75.º ano.”

Grant Shapps indica que as Forças Armadas do Reino Unido estão prontas, a qualquer momento, para defender os Aliados e proteger o interesse nacional britânico.

Para o Ministro da Defesa do Reino Unido o mundo é um lugar mais perigoso e contestado do que tem sido há décadas, pelo precisamos da OTAN mais do que nunca. O Reino Unido e os seus aliados estão empenhados em apoiar a OTAN e o que ela representa.

A Força Conjunta de Resposta Rápida da OTAN, que também inclui forças aéreas, marítimas e de operações especiais, contará em 2024, com forças terrestres compostas por cerca de 6.000 soldados, com a 7.ª Brigada Ligeira de Combate Mecanizada do Reino Unido – os “Ratos do Deserto” – no seu núcleo.

Trata-se da mesma força que liderou a resposta durante a ativação da Força de Reserva Estratégica da OTAN no Kosovo no ano passado. A brigada consiste em um regimento de cavalaria leve e quatro batalhões de infantaria mecanizada leve com regimentos de artilharia, engenharia, logística e médicos. As unidades principais incluem os Royal Scots Dragoon Guards, o 4º batalhão, o Regimento Real da Escócia, e o 2º batalhão, o Regimento Real Anglo.

Em 2024, são nove os Estados-membros da OTAN – Reino Unido, Espanha, Polónia, Hungria, Turquia, Letónia, Macedónia do Norte, Roménia e Albânia – que contribuirão para a Força de Resposta da OTAN.