Reino Unido suspende colaboração em investigação e inovação com a Rússia

Governo do Reino Unido suspende colaboração e financiamento a projetos de investigação e inovação com a Rússia, e aprova apoio de 3,6 milhões de euros a investigadores ucranianos.

Reino Unido suspende colaboração em investigação e inovação com a Rússia
Reino Unido suspende colaboração em investigação e inovação com a Rússia. Foto: Rosa Pinto

O Reino Unido suspendeu as colaborações de investigação e inovação com financiamento público entre universidades e entidades russas, em matérias que apresentassem benefícios estratégicos para o estado russo.

O Governo londrino indicou que o objetivo é introduzir medidas que irão impactar negativamente o Estado russo e indivíduos e organizações com fortes ligações com o Kremlin. No entanto, não pretende sancionar cientistas russos individuais ou inovadores com interesses em investigação benigna.

As medidas adotadas pelo Reino Unido incluem a suspensão de todas as transferências financeiras para projetos de investigação do Reino Unido que têm também dimensão russa, bem como o não financiamento de novos projetos de colaboração com a Rússia através das organizações de investigação e inovação do Reino Unido.

Outras medidas são a suspensão do diálogo existente entre governos através da rede de ciência e inovação na Rússia, incluindo os projetos científicos colaborativos, e nos casos das organizações multilaterais onde está o Reino Unido e a Rússia, o Governo londrino pretende isolar e diminuir a influência da Rússia.

A pare das sanções contra a Rússia o Governo do Reino Unido decidiu disponibilizar 3,6 milhões de euros de apoio a investigadores ucranianos.